No primeiro vídeo desta série, o Mercês apresenta a sua opinião sobre qual é o melhor antivírus e algumas dicas básicas para se proteger online.
(SPOILER) Eu destaco o que considero as três principais sugestões do Mercês sobre o assunto:
- O melhor antivírus é você. Esta afirmação é sensacional! Afinal, o usuário é o maior responsável por ter hábitos saudaveis na Internet. O Mercês destacou bastante a questão do usuário não confiar em nenhum e-mail que recebe, pois segundo estatísticas do mercado, 90% do tráfego global de e-mials é formado por SPAMs - muitos dos quais usados para espalhar vírus. Mas ele esqueceu de citar o acessos a sites perigosos. Sem querer incriminar os hábitos de ninguém nem parecer "puritano", mas sites de pornografia e de download ilegal são uma fonte frequente de problemas - pop-ups e anúncios indesejados e instalação de programas maliciosos;
- Faça backup dos seus dados. Esta é a melhor forma de garantir que você nào perdeu as suas informações caso seja infectado por algum tipo de vírus;
- Habilite avisos e autenticação via celular em seu Internet Banking, para identificar transações suspeitas em suas contas e cartões.
Se você gostou deste vídeo, o segundo da série também é muito legal. Nele, o Mercês discute o que devemos considerar ao avaliar qual solução de antivírus é a melhor.
Os dois vídeos são curtos, o Mercês é sensacional e, portanto, ninguém tem desculpa para não assistí-los !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário