setembro 18, 2017

[Carreira] Não perca tempo com gente babaca

O canal Provocações Filosóficas tem um vídeo pequeno e interessante, chamado "Não perca tempo com gente babaca", de um trecho de uma palestra do filósofo, professor e escritor Leandro Karnal.


Segundo ele, "a vida é muito curta para que se perca tempo numa existência medíocre" e, o mais importante, conheça a si mesmo, pois "se eu me conhecer, ninguém me ofende (...) ninguém me ataca".

Muito do que ele diz nos pouco mais de 4 minutos de vídeo se aplica ao clima de ódio que vivemos frequentemente na Internet. Suas palavras nos ajudam a lidar (ou melhor, ignorar) os haters e trolls que nos cercam:
  • "As pessoas tem direito a dizerem o que querem (...), eu só me ofendo se concordo com elas";
  • "Ataque é veneno, e veneno só funciona se eu tomar";
  • "A vida é muito curta para que eu perca tempo com babacas cheios de ódio."
Como o próprio Leandro Karnal disse em uma entrevista na TV Câmara, falar mal de alguém cria uma relação de amizade e a Internet turbinou esse ato, pois a Internet nos permite fazer isso sem o ônus da presença física. Assim, fica mais fácil falar mal das pessoas sem a presença da vítima e sem o risco de receber uma resposta.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.