setembro 09, 2024

[Segurança] Hoje é o Dia do Bug

Hoje, 09 de setembro, é conhecido em alguns lugares como o "Dia do Bug", uma data que marca o aniversário do primeiro "bug" de computador documentado, ocorrido lá longe, em 9 de setembro de 1947.

Eu não achei muita referência que identificasse esse dia como uma data comemorativa oficial (uma busca no Google não retornou nada sobre existir a data comemorativa), mas de qualquer forma, é algo bem legal para ser relembrado.

Naquele longínquo 09 de setembro de 1947, uma equipe de cientistas que trabalhava no computador Mark II, na Universidade de Harvard, estava investigando o motivo do computador apresentar alguns erros constantemente. Quando eles abriram o hardware, encontraram um problema inusitado: uma mariposa ficou presa em um dos relés da máquina, causando uma falha. O inseto foi retirado e colado no diário de bordo, com a anotação "First actual case of bug being found" (primeiro caso real de um bug sendo encontrado).


Como os primeiros computadores eram movidos a válvulas, eles acabavam atraindo insetos. Estes, por sinal, podiam causar curtos-circuitos, que levavam a falhas nos programas. Na época, o uso do termo "bug" para expressas um problema técnico já era comum. Thomas Edison já usava esse termo nos anos 1800 para descrever problemas no design de seus telefones.

Essa descoberta é normalmente atribuída a Grace Hopper, mas não há evidências de que foi ela quem achou o inseto. Mas ela foi responsável por divulgar o ocorrido em suas diversas palestras - e, assim, popularizar o termo.

A partir desse fato, os termos "bug" e "debugging" se popularizaram e passaram a ser usados de forma generalizada na comunidade de tecnologia para indicar qualquer tipo de erro ou falha em programas ou sistemas.

Referências:

Para saber mais:

Um comentário:

Dimas disse...

Gostei da curiosidade! Todos os dias reportamos "bugs" nas aplicações que utilizamos e eu não sabia que o "bug" original era um BUG real! :D

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.