agosto 30, 2010

[Cybercultura] Nasce o Hackerspace em São Paulo

Após algums meses de muitas idéias, conversas e algumas negociações, na semana passada tomamos posse da sala que vai sediar o primeiro Hackerspace brasileiro, em São Paulo.

Para quem não conhece a idéia, os HackerSpaces são locais físicos onde os amantes da tecnologia podem se encontrar e desenvolver projetos livremente. O Hackerspace permite que pessoas com conhecimentos distintos proponham projetos e trabalhem em conjunto, unindo suas idéias e experiências. Os membros tem o espaço a disposição para desenvolver projetos individualmente ou em grupo. Os diversos HackerSpaces existentes no mundo servem justamente como um ponto de encontro, de socialização e de troca de conhecimento. Os Hackerspaces são multidisciplinares - qualquer projeto ou idéia relacionado a tecnologia ou aplicação da tecnologia é bem vindo. Lá convivem estudantes e profissionais, especialistas em informática, engenharia elétrica, robótica, desenvolvimento, segurança da informação ou qualquer outra área.

O Hackerspace também é um espaço onde podemos resgatar o conceito original da palavra "hacker": um expert e apaixonado por tecnologia, na maioria das vezes autodidata, que gosta de "fuçar" e pesquisar para aumentar o seu conhecimento e buscar novos desafios.

O HackerSpace de São Paulo tem um site provisório no NING que utilizamos para trocar idéias e planejar a criação do HackerSPace paulista, e que já conta com mais de 100 pessoas cadastradas (mais precisamente, 119 na data de hoje - 30 de agosto) e várias pessoas colaboraram ativamente para fazer este projeto virar realidade.

O HackerSPace está ocupando uma sala na Casa da Cultura Digital, um espaço muito legal que fica no centro de São Paulo, perto do metrô República. A Casa da Cultura Digital é um espaço que hospeda diversas organizações ligadas de alguma forma à cultura digital, ONGs, INGs e empresas, e que foi criado com a intenção de permitir naturalmente a convivência e a troca de idéias, projetos e de pessoas.

A Casa da Cultura Digital promove alguns eventos e iniciativas relacionados a cyber cultura digital no Brasil, e o fato de estarmos com o HackerSpace lá poderá permitir uma grande integração entre o conhecimento técnico dos membros do Hackerspace com esses grupos e fomentar a aplicação da tecnologia em projetos culturais.

Atualização em 23/11:
Em outubro o hackerspace ganhou o nome definitivo de Garoa Hacker Clube, e ganhou um site novo.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.