junho 22, 2011

[Segurança] Hacktivismo 2.0 chega no Brasil - Bem-vindos LulzSec e Anonymous

Esta semana tem sido bem ocupada para todos que participam ou acompanham os movimentos hacktivistas. Conforme eu adiantei no meu último post, os dois mais conhecidos e polêmicos grupos hacktivistas globais, Anonymous e LulzSec se juntaram e começaram a chamada "Operação Anti Security" (AntiSec), atacando diversas agências de governo e grandes empresas em todo o mundo.

Embora o Brasil tenha ficado de fora dos diversos protestos organizados pelo Anonymous em todo o mundo até o momento (e olha que foram muitos, principalmente depois dos protestos pró-WikiLeaks em Dezembro de 2010), desta vez foi diferente: nos últimos dias e com pouco tempo de diferença, surgiram um grupo local se auto-intitulando LulzSecBrazil e outro como Anônimo, o Anonymous no Brasil.


No dia 21 deste mês, o braço brasileiro do Anonymous também publicou um vídeo-manifesto no YouTube para se promover, assim como os outros braços do Anonymous fazem normalmente no resto do mundo, quando querem divulgar uma nova operação. Veja o vídeo lançado pelo grupo Anonymous brasileiro abaixo:



Desde que criaram suas contas no Twitter, o LulzSecBrazil e o Anônimo tem se mantido bem ocupados se auto-promovendo. Além do mais, desde ontem o LulzSecBrazil tem realizado vários ataques em nome da operação AntiSec, derrubando sites do governo brasileiro e até mesmo o site da Petrobrás através de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), além de fazer o defacement em um pequeno punhado de sites.

Um dos integrantes do LulzSecBrazil deu uma entrevista para o UOL, e deixou claro que o objetivo do grupo é expor o governo brasileiro. Entre outras coisas, ele comentou que o grupo está focado em atrair a atenção através dos ataques, além de ter colaboradores em todos os lugares do Brasil, aonde cerca de 50% de seus membros estão focadas apenas nisso 24 horas por dia. De certa forma, eles não parecem ser tão diferentes dos defacers tradicionais, que existem desde os primórdios da Internet.

Na minha opinião, a atual onda de ataques "hacktivistas" promovidos pelo Anonymous e LulzSec em todo o mundo representam uma evolução do hacktivismo, que até então usava basicamente ataques de desfiguração de sites (defacement) para promover suas memsagens políticas (ou pseudo-políticas, em alguns casos). Desde os ataques pró-Wikileaks do Anonymous em Dezembro de 2010, o uso de ataques DDoS para derrubar um determinado site em forma de protesto se popularizou, e vários grupos em todo o mundo assumiram a identidade e o modus-operandi do Anonymous. Além de serem fáceis de executar, os ataques DDoS promovidos pelo Anonymous e seus seguidores se beneficiam de um aspecto bem interessante: o Anonymous sabe explorar muito bem as redes sociais e atrair os jovens. Cada operação organizada pelo grupo normalmente se apoia em um material de divulgação bem caprichado, através de posters, vídeos no YouTube, comunidades no Facebook e divulgação através de Twitter. Ou seja, eles usam, e com maestria, a mesma linguagem dos jovens!!!

A própria Operação Anti-Sec também tem um vídeo específico, em inglês, criado pelo Anonymous, e que foi traduzido para o português pelo @LulzSecBrazil.



Seria bom se estes grupos tivessem realmente uma proposta ideológica por trás e usassem isso a favor do país. Melhor ainda se conseguissem plantar uma pequena semente de cidadania e mobilização no povo brasileiro. Infelizmente vivemos um país aonde a grande maioria da população é alienada, aonde dezenas de milhões de pessoas se mobilizam para votar em quem deve sair do próximo paredão no Big Brother Brasil, mas poucos se interessam em manifestar a favor da lei da ficha limpa, por exemplo.

Um comentário:

Walison Morales disse...

Devo lembrar, que os membros do lulzsecbrasil são formados por bankers brasileiros.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.