novembro 14, 2011

[Segurança] Perspectivas para 2012

Durante a H2HC, a repórter Thais Sabatini do site IT Web gravou algumas entrevistas curtas com os participantes do evento, aonde fizeram duas perguntas bem interessantes e objetivas: o que cada um acreditava ser os principais desafios de segurança para 2012 e qual a importância da comunidade hacker.

Eu mesmo tive a feliz oportunidade de participar e opinar, veja abaixo.



Na minha opinião, as principais novidades para 2012 serão a sofisticação do Hacktivismo, da guerra cibernética, da cyber espionagem entre países e a crescente preocupação com segurança em ambientes de Cloud Computing. Eu esqueci de comentar que uma das prováveis preocupações em 2012 também será o aparecimento cada vez mais constante de ameaçar dirigidas a usuários do Facebook. Considerando que recentemente o Facebook passou o Orkut na preferência dos brasileiros, consequentemente o uso malicioso das redes sociais no Brasil também deve migrar do Orkut para o Facebook: criação de perfis falsos, cyber bulling, surgimento de comunidades no Facebook para promover crimes digitais, além do surgimento de vírus e mensagens de phishing através do Facebook.

Sobre a comunidade hacker, eu acredito que ela é beneficiente para a evolução da pesquisa tecnológica, embora a comunidade brasileira ainda não seja madura nem grande o suficiente para produzir uma boa quantidade de conteúdo relevante e de qualidade.

Outras entrevistas interessantes que eu recomendo foram a do Gustavo Lima e do Wagner Elias. Infelizmente não consegui ver as entrevistas do Tony e do Oscar, pois recebi uma mensagem de erro de "mídia não encontrada".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.