julho 12, 2006

[Segurança] Reportagens sobre segurança em vídeo

Navegando no site do programa Olhar Digital, achei alguns vídeos muito interessantes relacionados a segurança da informação. As reportagens são bem feitas, com uma linguagem muito acessível e, ao mesmo tempo, com excelente qualidade técnica. Vários profissionais de segurança conhecidos aparecem (Ricardo Theil, Patricia Peck, renato Opice Blum, Anderson Ramos, Sêmola, Giuliano Giova/Perito, Marcos Prado, Sefer_Zohar etc).

Abaixo tem algumas delas, que achei mais interessante, e mantive parte da descrição original do site:

Segurança na Internet - Cuidados necessários
Reportagem excelente e bem objetiva, sobre os principais riscos associados ao mundo virtual e dicas de proteção.

Profissões Digitais - Segurança de Rede
Na era digital, informação é um bem mais que precioso. As empresas precisam ter seus dados guardados a sete chaves e quem é o responsável por garantir esse sigilo é um profissional chamado de: segurança de redes. (...) Ainda não existem cursos de graduação em segurança de redes. Para se tornar um desses xerifes virtuais, existem cursos complementares, de especialização, para quem já tem uma faculdade na área.

Profissões Digitais - Advogado Digital
(...) existem aquelas profissões tradicionais, que nos tempos modernos estão adquirindo novas características. Um bom exemplo é da consagrada área do direito que ganha uma roupagem nova. É o advogado digital. A diferença do advogado digital é que ele acaba assumindo uma função estratégica, de orientação. (...)

Profissões Digitais - Perito Digital
O Sherlock Homes da era digital é o tema da série profissões da nova era. Ele é o perito digital e atual essencialmente em dois momentos: na perícia e no rastreamento de um computador com ordem judicial. Aí o perito digital começa a atuar, como um policial investigativo. E a primeira medida é preservar as evidências, como na cena de um crime. É necessário também adotar a metodologia adequada de investigação. (...)

Comportamento Hacker
(...) O Olhar Digital foi atrás do perfil de um hacker para descobrir como esses experts em informática se comportam longe do computador. (...)

O que é vírus?
Confira como funcionam essas terríveis pragas digitais.

O que são spywares?
Confira o que são os spywares, e os danos que essas pragas digitais podem causar.

Cavalo de Tróia
Os cavalos de tróia são verdadeiros presentes de grego para seu computador. Algumas vezes, pode ser difícil identificá-los logo que contaminam o computador, e eles podem fazer muito estrago na sua máquina. Para se livrar dessa praga digital, mantenha um programa antivírus sempre atualizado. (...)

Hackers deixam rastros?
[Um espectador] quer saber se um hacker deixa rastro ao invadir uma conta bancária e desviar dinheiro do correntista. (...)

Além destas, há várias outras reportagens relacionadas a segurança: uma sobre Firewall (da época do lançamento do filme do Harrison Ford), uma sobre o projeto Hacker Teen, uma muito boa sobre Roubo de notebooks e duas muuuuuito interessantes sobre Senhas: uma focada em senhas para sistemas bancários / Internet Banking (fala um pouco sobre cuidados com senhas e termina mostrando o uso de tokens por celular da EverySystems), e outra parecida, porém focada em apresentar dicas básicas do uso de senhas (muito útil para campanhas de conscientização).

A reportagem sobre dicas de uso de e-mail ("Abrindo e-mails") e a sobre Monitoramento de e-mails também podem ser utilizadas em campanhas de conscientização. Esta sobr monitoração aborda os Direitos e limites de empresas e funcionários (com o Dr. Renato Opice Blum).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.