A propósito, há uma piada correndo na Internet segundo a qual "foi só um brasileiro is para o espaço que sumiu um planeta" (Plutão).
Como (quase) todos nós já sonhamos um dia em ser astronauta, não foi surpresa ver a quantidade de pessoas que se amontoavam para assistir a apresentação e, depois, tirar fotos com ele.
A palestra dele foi excelente. Ele, em si, é uma pessoa cativante: simpático, simples e de origem humilde - chegou ao que é hoje através de muito esforço, estudo e dedicação. Ele falou sobre como foi sua formação, como foi sua escolha para ser o astronauta brasileiro e como foi todo o treinamento e preparativos para o vôo. Além de contar como foi o vôo em si e vários detalhes engraçados e/ou curiosos que ocorreram. Hoje ele ainda atua na Agência Espacial Brasileira.
Ele terminou sua apresentação com uma frase de Gandhi, que mostra muito bem a importância de pensarmos como comunidade, como um grupo, e não individualmente:
“Tudo que fizermos individualmente será insignificante, mas é muito importante que cada um de nós faça a sua parte!”
Essa foi, na minha opninão, a principal mensagem dele. Ao ver a Terra do espaço, pode-se ver o quanto somos pequenos, individualmente. Porém, somos especiais graças a soma de todos nós, e a nossa evolução através das gerações (daí a importância da educação, da preocupação com a formação das crianças e jovens - pois eles ditarão nosso futuro).
Ele tem um site em www.marcospontes.net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário