agosto 04, 2008

[Cybercultura] Dependência de Internet

Lendo um artigo na Folha Online ("Viciados em Internet são atendidos em SP") recentemente, eu tomei conhecimento do site Dependência de Internet. Esta ação foi criada por uma equipe do Centro de Estudos de Dependência da Internet, pertencente ao Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. A mídia trouxe esse assunto a tona depois da paralização da Internet por quase 2 dias em São Paulo, em virtude de um problema n backbone da Telefônica.

É um trabalho muito interessante e muito relacionado ao grande fenômeno que é o uso massivo da Internet no nosso dia-a-dia e a dependência que ela acaba causando a (quase) todos nós. Esse problema não afeta somente profissionais de tecnologia, acostumados a ficarem conectados quase que 24hs através de seus (viciantes) smart fones. Mesmo crianças, adolescentes e adultos podem acabar se viciando no uso de computadores e da Internet, transferindo para o mundo online muito de suas amizades e interações diárias com amigos, escola e trabalho. O que à primeira vista pode parecer um passatempo, quando usado de forma descontrolada pode trazer sérios prejuízos para o indivíduo.

Este grupo tem como missão oferecer orientação e tratamento à indivíduos que desenvolveram alguma forma de dependência tecnológica, a ponto de causar prejuízo na vida cotidiana e no seu dia-a-dia. Paralelamente, eles também desenvolvem pesquisas de novas terapias para tratar as pessoas que sofram deste mal.

Segundo a reportagem da Folha, em três anos de funcionamento o centro já atendeu 30 pessoas e também cita que o vício em Internet pode ser caracterizado como uma doença mental. Também alertam que não existe idade para se tornar um viciado em Internet: isso pode acontecer com qualquer um de nós.

O site possui um pequeno teste para as pessoas identificarem se possuem os sintomas de um dependente de Internet.

E aí, qual foi o seu resultado?

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.