outubro 29, 2009

[Cyber cultura] Twitter vence a pena e a espada

Recentemente o governo mexicano propôs um aumento de 3% em diversos impostos naquele país, incluindo em serviços de telecomunicações e de acesso a Internet. Frente a isto, milhares de usuários mexicanos começaram a protestar via o Twitter, utilizando a hashtag "#internetnecesario" para identificar suas mensagens de protesto. As mensagens começaram no dia 20 de outubro, atingindo quase 1% do total de tweets (pode parecer pouco, mas não é).


Algo semelhante já aconteceu no Irã e no Brasil. O episódio das eleições iranianas ficou famoso, pois milhares de usuários iranianos protestavam online e também utilizavam o Twitter para enviar notícias sobre os protestos locais (marcadas com a hashtag "#iranelection"), furando o bloqueio criado pela censura governamental, imediatamente após a reeleição do polêmico presidente Mahmoud Ahmadinejad. Aqui no Brasil, nós protestamos contra a permanência do José Sarney na presidência do Senado, após várias denúncias de corrupção, enviando mensagens no Twitter com a hashtag #forasarney.

Mas, ao contrários de seus colegas do Irã e do Brasil, os mexicanos conseguiram uma grande vitória: o senado Mexicano rejeitou a proposta de aumento nos impostos dos serviços de Internet. Os protestos virtuais deram certo no México !!!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.