dezembro 15, 2009

[Segurança] Cartilha sobre Segurança em Redes Sociais

Durante o Dia Internacional de Segurança em Informática 2009 (DISI), que aconteceu no dia 2 de dezembro, o CAIS lançou a cartilha "Segurança em Redes Sociais: Recomendações Gerais".

O objetivo da cartilha é conscientizar os usuários sobre como utilizar as redes sociais de forma segura e responsável. A cartilha apresenta algumas recomendações gerais e também várias dicas específicas para as redes sociais mais populares no Brasil: Orkut, Twitter e o Facebook. As principais recomendações gerais, e que valem para qualquer site de relacionamento, são apresentadas no início da cartilha, e elas incluem:
  • Muita atenção na hora de aceitar convites de amigos. Tente reconhecer a pessoa pela foto e pelas informações em seu perfil. Amigos demais podem indicar um perfil fraudulento.
  • Há várias recomendações para os usuários tomarem cuidado com suas senhas, como uso de senhas fortes (senhas com pelo menos oito caracteres, misturando letras, números e símbolos), a troca frequente e o uso de um software para gerenciar suas senhas. E, principalmente, não use a mesma senha em sites diferentes. O site da SANS chamado "Security Awareness Tip of the Day" tem algumas dicas interessantes sobre como criar senhas fortes.
  • Sempre saia do serviço adequadamente, usando o link "logout" (ou "sair"). Nunca feche a janela do navegador sem antes sair do site.
  • A cartilha também recomenda cuidado com os encurtadores de URL, como o bit.ly e o tinyurl. Eles podem ser utilizados para redirecionar as pessoas para sites maliciosos.

Além disso, o CAIS lembra que não devemos divulgar informações pessoais em sites de relacionamento, como endereço, telefones, e-mail e dados bancários. Evite colocar estas informações e detalhes de sua vida no seu perfil ou mesmo nas mensagens que troque com seus amigos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.