Conforme divulgado pela entidade, a Portaria Interministerial nº 147, publicada no dia 31 de maio de 1995, definiu a criação do Comitê para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país. Esta ação agregou os esforços de desenvolvimento da rede que estavam em desenvolvimento pela comunidade científica e tecnológica, pelo terceiro setor, empresas e Governo.
Segundo o site, em 1995 era preciso utilizar um modem convencional para acessar a Internet, que operava em uma velocidade máxima de 56 Kbps (quem viveu essa época sabe o quanto isso é lento, mesmo para os padrões daquela época). A world wide web tinha sido inventada havia somente quatro anos e os browsers ainda eram novidades. A maioria dos sites tinham poucas imagens e muito texto. Não havia como criar sites muito interativos, pois só contávamos com recursos muito básicos da linguagem HTML. Mesmo o "gif animado", foi surgir pouco tempo depois. O Google não existia.
O site também apresenta uma Cronologia do CGI.br, que eu vou tomar a liberdade de resumir e destacar alguns acontecimentos que considero mais importantes.
- 1989 – Criação e delegação do código de país (ccTLD) “.br” à FAPESP
- 1991 – Primeira conexão TCP/IP brasileira, realizada entre a FAPESP e a Energy Sciences Network (ESNet), nos Estados Unidos. Dois anos depois do domínio brasileiro ter sido criado !
- 1995 – Criação do CGI.br e do Registro.br
- 1996 – Início da automatização do registro de domínios e início do boom na Internet brasileira.
- 1997 – Criação do CERT.br
- 1999 – Início da produção de estatísticas sobre incidentes de segurança na Internet
- 2000 – Primeira edição da Cartilha de Segurança para Internet
- 2005 – Criação do NIC.br
- 2006 – Lançamento do site e da campanha Antispam.br. Os domínios “.br” atingem a marca de 1 milhão.
- 2008 – O domínio “com.br” é aberto para registro por pessoas físicas
- 2010 – Atingimos a marca de 2 milhões de domínios “.br”
Nenhum comentário:
Postar um comentário