Há alguns meses atrás nós começamos a juntar um grupo de profissionais de segurança interessados no assunto de Cloud Computing (Computação em Nuvem) e, em maio deste ano, iniciamos o capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance, uma entidade americana formada por empresas e profissionais voluntários que se interessam em pesquisar e compartilhar informações sobre a segurança da Computação em Nuvem.
Nesta semana nós tornamos público os primeiros frutos do nosso trabalho:
- Lançamos o site do capítulo brasileiro, com o apoio importantíssimo do UOL;
- Criamos uma conta no Twitter (@csabr) para facilitar e agilizar a nossa comunicação;
- E, principalmente, lançamos a versão traduzida para o português do principal e mais completo material da CSA, o "Guia de Segurança para Áreas Críticas Focado em Computação em Nuvem" (é possível também fazer o download direto no site da CSA). O guia é uma excelente referência para quem deseja apreender sobre segurança de Computação em Nuvem.
O Guia de Segurança para Áreas Críticas Focado em Computação em Nuvem é organizado em três seções com um total de 13 domínios, dos quais o primeiro domínio descreve os principais conceitos sobre Cloud Computing e os demais correspondem a distintas categorias de risco que devem ser consideradas. O guia aborda as diferentes arquiteturas de computação em nuvem, aspectos de governança e de operação para a implantação de um projeto de computação em nuvem com segurança, que incluem compliance, gestão de riscos, regulamentações legais, gerenciamento de acesso, virtualização, criptografia e proteção das aplicações na nuvem, entre outros. A tradução foi um trabalho meticuloso que consumiu 32 pessoas durante alguns meses. Acreditamos que esse documento vai permitir que muitos profissionais brasileiros se interessem e possam se aperfeiçoar neste assunto.
O lançamento do guia foi realizado oficialmente no dia 21 de outubro durante o CNASI, o Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança, com uma palestra do Leonardo Goldim, presidente do capítulo. Alguns sites como a Convergência Digital, ComputerWorld e o site baguete divulgaram o lançamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário