Mas hoje eu vi uma notícia muito legal vindo do Hackerspace no Japão, que mostra como a comunidade "geek" pode colaborar em um momento triste como este.
O hackerspace de Tóquio já começou a traçar planos para criar e alavancar alguns projetos que podem ajudar o povo do Japão, utilizando as habilidades técnicas, a criatividade e os recursos de seus membros. Os projetos propostos, que são muito interessantes, incluem:
- Lanternas de LED movidas a energia solar: O grupo juntou peças necessárias para montar 150 lanternas de LED que funcionam a base de energia solar. Essas lanternas fornecem luz suficiente para que as pessoas possam se sentir seguras a noite, caminhar no escuro e manter o senso de comunidade. As lanternas se recarregam durante o dia através do sol, e funcionam por oito horas cada noite.
- Contadores Geiger: O pessoal também pretende utilizar contadores Geiger e vários tubos de Geiger para criar sensores comunitários, a fim de ajudar a manter o público informado sobre os riscos de contaminação.
- Outros projetos interessantes em discussão incluem construir estações de recarregamento para telefones celulares usando energia solar, equipamentos de cozinha que usem baixa quantidade de energia e empréstimo de acesso internet, wi-fi e laptops.
Um lembrete importante é que as pessoas que tenham interesse em ajudar através de doações, que procurem apenas instituições de caridade conhecidas e respeitáveis, como a UNICEF, os Médicos Sem Fronteiras, a Cruz Vermelha (no caso, há a Cruz Vermelha Brasileira, a Cruz Vermelha Americana e a Japonesa), etc. O site do Consulado do Japão em São Paulo também possui uma página sobre o atendimento relacionado às doações para as vítimas do terremoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário