julho 18, 2012

[Segurança] Documentário sobre os "Code Breakers" Ingleses

A BBC criou um documentário muito interessante, chamado "Code-Breakers: Bletchley Parks lost Heroes" que fala sobre o trabalho de alguns dos criptólogos a serviço do governo Inglês durante a Segunda Guerra Mundial.






Nesta época o governo britânico criou um centro super-secreto chamado Bletchley Parks, aonde foi concenrado todo o esforço de inteligência durante a guerra. O centro e o trabalho realizado lá era tão secreto que seus funcionários eram proibido de falar sobre o que faziam e aonde trabalhavam - e seguiram isso a risca. Somente nos anos recentes algumas coisas e alguns destes trabalhos foram tornados

Embora o Alan Turing tenha sido o mais famoso dos criptólogos ingleses durante a Segunda Guerra, este documentário fala sobre os trabalhos de outros dois criptólogos, o matemático Bill Tutte e o engenheiro Tommy Flowers, que foram responsáveis por quebrar uma "super máquina de criptografia alemã" (Lorenz SZ40/42) - o que torna o documentário mais interessante ainda.






O trabalho de Tutte serviu de base para que Flowers criasse uma máquina especializada em quebrar as mensagens criptografadas alemãs, o Colossus, o que representou o primeiro computador da história. O documentário também mostra que, devido ao trabalho de Tuttle e Flowers ser considerado altamente secreto, todas as suas descobertas e pesquisas permaneceram confidenciais por muito tempo, e a importância de seus trabalhos somente foi reconhecida publicamente há poucos anos atrás - quando Tuttle estava velho e Flowers já tinha falecido.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.