outubro 31, 2012

[Cyber Cultura] We Are Legion

Finalmente, o documentário "We Are Legion" está disponível online, através do iTunes.


O trailer do filme já estava disponível online já fazia um certo tempo, e dá uma bela amostra de como é o filme e sobre os assuntos que ele aborda. O documentátio também possui um canal no YouTube aonde foram colocados alguns vídeos extras, curtinhos e que também merecem ser vistos.


Eu tive a feliz oportunidade de assistir o documentário We Are Legion durante a Defcon XX, e ele é excelente. É um documentário super bem feito em todos os sentidos, incluindo na história e no acabamento final, que descreve, detalha e discute o novo tipo de hacktivismo que vivemos hoje em dia.

O filme aborda muito bem o surgimento do grupo Anonymous a partir do fórum 4Chan, passando pelos protestos mais recentes e pelo movimento Occupy Wall Street. O filme também descreve muito bem como e porque os protestos do grupo Anonymous foram ganhando importância desde que o grupo lançou o movimento contra a igreja da Scientologia.

Uma boa parte do filme também discute e critica o que eles consideram como sendo a exagerada reação do governo contra as pessoas que tem participado dos protestos online. O argumento é baseado no fato de que, se você participa de um protesto real, nas ruas, o máximo que acontece é ser preso e solto logo em seguida, enquanto o pessoal que tem participado dos protestos online, se juntando a operações que utilizam ataques de DDoS contra alguns sites específicos, tem enfrentado longos processos, com multas exorbitantes e sujeitos a serem condenados a vários anos de cadeia. O filme mostra alguns exemplos de pessoas comuns que se juntaram a protestos online por acreditarem na causa e acreditarem que estavam fazendo algo válido e ao mesmo tempo inofensivo, mas agora são assombrados pela possibilidade de terem punições desproporcionais ao tipo de ato que fizeram.

A Wired publicou uma reportagem legal sobre o lançamento do documentário ("Updated Anonymous Doc We Are Legion Gets Online Release") que mostra como o diretor Brian Knappenberger teve que enfrentar a difícil decisão de em que momento deveria finalizar o filme, uma vez que o hacktivismo atual e o grupo Anonymous está em constante evolução e mudanças. Como ele disse para a reportagem, quando eles começaram a produzir o documentário nada do que acontece nos últimos 45 minutos do filme sequer haviam acontecido e o presidente egípcio Hosni Mubarak ainda estava no poder.

Nota importante (adicionada em 4/11): O documentário está disponível apenas na loja iTunes dos EUA, e não na loja Brasileira (a versão em HD sai US$ 12,99 para compra e $4,99 para alugar). Assim, nós brasileiros não conseguimos comprar ou alugar o filme, pois geralmente temos conta no iTunes cujo cadastro consta o Brasil como país de origem. Mas a boa notícia é que é possível comprar e abaixar o filme por US$ 9,90 diretamente a no site http://wearelegionthedocumentary.com

Nota mais importante ainda (29/9/2014): O filme está disponível para download gratuitamente no site archive.org.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.