junho 26, 2013

[Cyber Cultura] Richard Stallman vai para o Hall da Fama da Internet

A Internet Society e a Free Software Foundation anunciaram que o Richard Stallman foi incluído no Hall da Fama da Internet, um prêmio anual que homenageia as personalidades que fizeram contribuições significativas para o avanço da Internet em todo o mundo.

O Internet Hall of Fame homenageou o Stallman por suas contribuições filosóficas como o fundador do movimento do software livre, incluindo a criação do Projeto GNU, autoria da GNU General Public License (que surgiu muito antes do conceito de Creative Commons) e fundação da Free Software Foundation. Além do mais, neste ano será comoemorado 30 anos da publicação do o Manifesto GNU.

Para quem quiser conhecer mais sobre a história do Stallman e o nascimento do movimento do Software Livre, eu recomendo a leitura do livro "Coding Freedom", da Gabriella Coleman, que tem vários capítulos discutindo e detalhando isto muito bem. O livro está disponível para download.

A propósito, o vídeo dele como Saint IGNUcius e sobre a Igreja do Emacs (Church of Emacs) é hilário.



O Internet Hall of Fame de 2013 inclui vários agraciados, entre ativistas (como o Aaron Swartz), engenheiros e empreendedores (como o Marc Andreessen)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.