março 19, 2014

[Segurança] Target e o impacto de um roubo de dados

Muito já se falou sobre o roubo de dados da Target, que pode ter atingido dados de 70 a 110 milhões de clientes.



Há alguns dias atrás a Forbes publicou um artigo que mostra os impactos financeiros que esse roubo de dados causou a Target:

  • Seu lucro no quarto trimestre de 2013 (referente a um faturamento de US$ 21.5 bilhões) caiu quase 50%;
  • O lucro anual da Target em 2013, no total de US$ 1.97 bilhões, caiu mais de um terço (34.3%), enquanto sua receita anual cresceu 0,9% (atingindo $72.6 bilhões);
  • As ações cairam 9% desde o anúncio do roubo de dados;
  • A Target gastou US$ 17 milhões com o roubo de dados em 2013, e não sabe qual será o custo total que ela terá que arcar durante 2014 por causa do incidente.
Além disso, o roubo de dados da Target afetou aproximadamente 1/3 dos consumidores americanos.

Segundo a Target, estes resultados negativos foram influenciados pelo roubo de dados descoberto em Dezembro/2013 e também pela performance "desapontadora" das operações deles no Canadá.

Qualquer que seja o motivo, certamente esses números vão fazer a alegria da galera de segurança acostumada a usar estatísticas assustadoras sobre ataques para espalhar o FUD, já que vivemos em uma indústria que está acostumada a assustar clientes e forçar a venda de produtos goela abaixo. Preparem-se para vê-los repetidas vezes na próxima apresentação de algum fornecedor e nos próximos eventos marketeiros de segurança...

OBS: Post atualizado em 27/03.

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