Vale a pena transcrever aqui quais são os 4 princípios básidos de liberdade que guiam o conceito de Software Livre:
- Liberdade 0 - Liberdade de executar o programa como você desejar, com qualquer objetivo (ou necessidade)
- Liberdade 1 - Liberdade de estudar o código-fonte do programa e alterá-lo, para que o software faça o que você quer que ele faça. Isto inclui o "controle coletivo", isto é, qualquer grupo de usuários deve ter a liberdade de alterar o código fonte do programa e adaptá-lo para as suas necessidades.
- Liberdade 2 - Liberdade de redistribuir as cópias exatas dos programas
- Liberdade 3 - Liberdade de redistribuir as cópias das suas versões modificadas dos programas
Estas liberdades definem que os usuários controlam o programa, e não que os programas controlam os usuários. No caso do software proprietário, os desenvolvedores controlam os usuários, logo o programa se torna um instrumento para um poder que força uma injustiça entre o desenvolvvedor e o usuário. consequentemente, os softwares podem ter controle sobre os usuários, as vezes maléficos (como espionar o usuário, controlar seus dados, etc).
Segundo o Stallman, devido a importância dos computadores em nossa sociedade atual, o software livre se tornou um dos direitos humanos fundamentais de todos nós, que as sociedades devem proteger, junto com o direito a liberdade de expressão, liberdade de imprensa e a privacidade.
A palestra está disponível no YouTube, no site gnu.org e no site da Free Software Fundation. A propósito, o texto no site da FSF lembra que assistir este vídeo no YouTube te força a usar um Javascript proprietário ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário