novembro 04, 2014

[Cyber Cultura] Lembrando Aaron Swartz

Em Junho deste ano foi lançado o documentário "The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz" (página no IMDb), que conta a história do Aaron Swartz, que se suicidou em janeiro de 2013. Aaron era um programador e ciber ativista que estava sendo processado pelo governo americano por disponibilizar livremente revistas e artigos do MIT, com risco de pegar até 35 anos de prisão e multa de 1 milhão de dólares. Segundo crítidos do processo, o governo americano queria usá-lo como bode espiatório e como uma mensagem contra o compartilhamento de informações online.

O documentário foi dirigido pelo Brian Knappenberger, o mesmo diretor do excelente documentário sobre hacktivismo "We Are Legion". Ele aborda a história de vida do Aaron e toda a discussão sobre direitos civis e livre acesso a informação relacionadas ao seu trabalho (e sua morte).

No dia 08 de novembro do ano passado, dia do aniversário do Aaron, foi realizado o evento "Remembering Aaron Swartz", em sua homenagem. Neste ano, está sendo organizado um hackaton em vários locais do mundo.


O documentário "The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz" pode ser baixado gratuitamente neste site.

Um comentário:

Jeremias Moreira Gomes disse...

O filme pode ser assistido integralmente no youtube também.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.