Os últimos dados, de Agosto deste ano, mostram que:
- A cada 14,5 segundos é realizada uma tentativa de fraude no país;
- Este número representa a menor frequência mensal já identificada, desde outubro de 2014, o que indica o aumento na quantidade de fraudes;
- De Janeiro a Agosto foram identificadas 1,307 milhão de tentativas de golpes, 9,8% maior que o mesmo período do ano passado;
- O segmento de Telefonia foi o mais afetado, representando 38,4% do total de casos. Em um dos golpes mais comuns, criminosos usam dados de consumidores para abertura de contas de celulares ou compra de aparelhos;
- O setor de Serviços é o segundo segmento com mais tentativas de fraude, representando 30,6% do total;
- Bancos e financeiras vem em terceiro lugar com 23,3% das tentativas de fraude, seguidos pelo setor de Varejo, com 6,1%;
- As tentativas de fraude no primeiro semestre do ano representaram crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2016.
Segundo a Serasa Experian, as principais tentativas de golpe associadas ao roubo identidade são, usando uma identificação falsa ou roubada:
- Compra de celulares;
- Emissão de cartões de crédito;
- Financiamento de eletrônicos no Varejo (TV, aparelho de som, celular etc.);
- Abertura de conta em banco, aonde o criminoso também consegue acesso a outros produtos bancários como cartões, cheques e empréstimos pré-aprovados, potencializando as fraudes;
- Compra de automóveis;
- Abertura de empresas, que servem de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.
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