março 20, 2018

[Segurança] Os 7 hábitos das pessoas altamente “inhackeáveis”

O Alberto J Azevedo escreveu um artigo com uma proposta bem legal, de indicar "Os 7 hábitos das pessoas altamente “inhackeáveis”", ou seja, alguns hábitos "para se tornar uma pessoa altamente proficiente e eficaz em segurança da informação e, com isso, diminuir sensivelmente as chances" de ser hackeado ou ter sua identidade roubada.

Resumindo o artigo, o Alberto recomenda alguns cuidados relacionados ao uso de nossas senhas e identidades online, que ele traduziu em alguns hábitos que devemos adotar. Os dois primeiros foram os seguintes:
  1. Tenha uma política sólida de senhas: O Alberto indica que a melhor forma de resolver o problema de gestão de senhas fortes e não reutilizar senhas de maneira alguma é usando um gerenciador de senhas e criando uma senha diferente para cada site ou serviço, usando senhas randômicas que misturem letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais e letras maiúsculas. Outros cuidados incluem não usar o recurso de autocompletar os campos no browser, prestar atenção em alertas de tentativas de uso de suas senhas, ao registrar perguntas secretas, use respostas falsas;
  2. Use um segundo fator de autenticação sempre que possível: Os principais serviços online de e-mail, redes sociais e alguns serviços online fornecem opção de usar uma senha extra enviada por SMS ou calculada no celular. Nesses casos, tenha o cuidado extra de desabilitar o recurso de pré-visualização de mensagens SMS no seu celular (mesmo com a tela bloqueada)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.