novembro 14, 2018

[Segurança] Mapas de ciber ataques

Diversos fabricantes de segurança disponibilizam online mapas visuais com dados e estatísticas de ciber ataques. São gráficos bem interessante para vermos estatísticas de forma visual e, as vezes, em tempo real.



Estes gráficos podem ser utilizados em campanhas de conscientização ou até mesmo no telão do seu NOC e SOC, como forma de ilustrar os ataques que acontecem no mundo.

Abaixo eu listei os gráficos que encontrei e destaquei meus preferidos ;)
  • Kaspersky - O meu favorito, pelo aspecto visual. O gráfico é bem impressionante. Também tem uma versão "widget", para você embutir em uma página web. (veja aqui uma demo)
  • Digital Attack Map, da Arbor - um dos mais populares, este mapa da Arbor mostra os ataques DDoS que acontecem no mundo, e tem a opção de visualizarmos dados históricos. Embora seja relativamente útil, os recursos gráficos são um pouco simples e consome muitos recursos do navegador. (veja uma demo)

  • Bitdefender - Eu gostei desse mapa, achei um dos mais simples ela o mesmo tempo, causa boa impressão visual;

  • Cybercrime Threat Map, da ThreatMetrix - mapa em tempo real com dados de tentativas de fraude online, incluindo roubo de contas, fraudes de pagamentos e tentativas de roubo de identidade.
  • Threat Map da Looking Glass - eu ahem esse mapa legal; ele plota ataques de botnets em ym mapa mundi.
  • Norse - embora seja citado por 10 entre 10 profissionais de segurança, várias vezes eu tenteia cessar esse mapa sem sucesso, obtendo um erro de Connection Refused :(
  • Akamai - Eles tem algumas páginas com mapas e estatísticas, que são bem interessantes:
    • Eles tem uma página com diversas estatísticas de ataques, que tem o link para os demais mapas (abaixo);
    • Real Time Web Monitor - Mostra um heat map estático sobre volume de tráfego ou quantidade de ataques no mundo.
    • Enterprise Threat Monitor - Bem mais interessante, este mapa mostra estatísticas de ataques de Malware, Phishing e C&C.



  • Threatbutt Internet Hacking Attack Attribution Map - apesar do nome pomposo, esse mapa é totalmente fake, pura zoeira... além do visual tosco, simples, ele mostra alguns dados bem falsos, como ataques do Morris Worm, Stuxnet, Slammer, etc. A cada ataque, ele faz um barulho, para aumentar o grau de tosquice ;)


Segundo um artigo da CSO Online, a maioria dos mapas disponíveis não trabalham com dados reais, ao vivo, mas sim com um conjunto de dados pré-gravados e dados de captura sanitizados. Segundo eles, o valor desses mapas não está na informação que apresentam, mas sim na possibilidade deles iniciarem uma conversa ou discussão sobre o assunto.

Para saber mais:
PS: Post atualizado em 04/09/23.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.