Estes gráficos podem ser utilizados em campanhas de conscientização ou até mesmo no telão do seu NOC e SOC, como forma de ilustrar os ataques que acontecem no mundo.
Abaixo eu listei os gráficos que encontrei e destaquei meus preferidos ;)
- Kaspersky - O meu favorito, pelo aspecto visual. O gráfico é bem impressionante. Também tem uma versão "widget", para você embutir em uma página web. (veja aqui uma demo)
- Digital Attack Map, da Arbor - um dos mais populares, este mapa da Arbor mostra os ataques DDoS que acontecem no mundo, e tem a opção de visualizarmos dados históricos. Embora seja relativamente útil, os recursos gráficos são um pouco simples e consome muitos recursos do navegador. (veja uma demo)
- Bitdefender - Eu gostei desse mapa, achei um dos mais simples ela o mesmo tempo, causa boa impressão visual;
- Cybercrime Threat Map, da ThreatMetrix - mapa em tempo real com dados de tentativas de fraude online, incluindo roubo de contas, fraudes de pagamentos e tentativas de roubo de identidade.
- Threat Map da Looking Glass - eu ahem esse mapa legal; ele plota ataques de botnets em ym mapa mundi.
- Norse - embora seja citado por 10 entre 10 profissionais de segurança, várias vezes eu tenteia cessar esse mapa sem sucesso, obtendo um erro de Connection Refused :(
- Akamai - Eles tem algumas páginas com mapas e estatísticas, que são bem interessantes:
- Eles tem uma página com diversas estatísticas de ataques, que tem o link para os demais mapas (abaixo);
- Real Time Web Monitor - Mostra um heat map estático sobre volume de tráfego ou quantidade de ataques no mundo.
- Enterprise Threat Monitor - Bem mais interessante, este mapa mostra estatísticas de ataques de Malware, Phishing e C&C.
- Botnet Connection Dashboard, da Trend Micro - mapa bem sem graça, xoxo.
- Blueliv Cyber Threat Map - mais um mapa sem graça. Para piorar, após 5 minutos ele pede que você se registre.
- Threatbutt Internet Hacking Attack Attribution Map - apesar do nome pomposo, esse mapa é totalmente fake, pura zoeira... além do visual tosco, simples, ele mostra alguns dados bem falsos, como ataques do Morris Worm, Stuxnet, Slammer, etc. A cada ataque, ele faz um barulho, para aumentar o grau de tosquice ;)
- Live Cyber Threat Map, da Checkpoint ThreatCloud
Segundo um artigo da CSO Online, a maioria dos mapas disponíveis não trabalham com dados reais, ao vivo, mas sim com um conjunto de dados pré-gravados e dados de captura sanitizados. Segundo eles, o valor desses mapas não está na informação que apresentam, mas sim na possibilidade deles iniciarem uma conversa ou discussão sobre o assunto.
Para saber mais:
PS: Post atualizado em 04/09/23.
Para saber mais:
PS: Post atualizado em 04/09/23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário