julho 16, 2021

[Segurança] A evolução das buzzwords

Eu estava assistindo a palestra The Fallacy of the "Zero-Trust Network", apresentada na RSA Conference 2019, quando logo no início, o palestrante apresentou um slide com algumas buzzzwords que a indústria de segurança promoveu desde o início dos anos 90 até hoje.

Eu aproveitei para revisar a lista dele e incluir algumas buzzwords adicionais, alguns ataques ou tecniologias de segurança que eu acredito que já tiveram um papel marcantes no mercado de segurança. A minha lista das principais buzzwords do mercado é a seguinte:
  • Início dos anos 90: Vírus e Worms
  • Metade dos anos 90: Wardialing, Firewalls
  • Final de 90: “Stateful Inspection” Firewalls
  • Início de 2000: DDoS, Wardriving, IDS, Honeypots, PKI, certificação digital
  • Metade de 2000: Desperimetrização, “Deep Packet Inspection” Firewalls
  • Final dos anos 2000: “Next Generation” Firewalls, IPS, 2FA
  • Início de 2010: Hacktivismo, DDoS (LOIC), Stuxnet, Dark Web, APTs
  • Metade de 2010: SCADA, AI, Big Data, Blockchain
  • Final de 2010: OSINT, IOT, MFA, Cyber
  • Agora (2020): Ransomware, BEC, Zero Trust, Liveness, CASB, SASE
Será que eu esqueci de alguma? Existem muitas buzzwords, mas eu tentei me lembrar das principais delas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.