abril 05, 2022

[Cyber Cultura] O impacto da pandemia no uso da Internet

Hoje o NIC.br divulgou os resultados da pesquisa Painel TIC COVID-19: Pesquisa on-line com usuários de Internet no Brasil - 4ª edição: Cultura, Comércio Eletrônico, Serviços Públicos On-line, Telessaúde, Ensino Remoto e Teletrabalho, com dados sobre atividades na Internet e dispositivos usados pelos brasileiros para acesso à rede durante a pandemia.

Além de apresentar indicadores sobre as formas de acesso e sobre o aumento do uso da Internet durante a pandemia para atividades de comércio eletrônico, serviços públicos on-line, telessaúde, cultura, ensino remoto e teletrabalho. O estudo, focado no público acima de 16 anos, também traz informações sobre o uso da modalidade de pagamento digital PIX durante o período. 

Veja alguns destaques sobre os hábitos dos usuários de internet durante a pandemia, em 2021:
  • 94% dos domicílios brasileiros possuem acesso a Internet;
  • 99% utilizam o celular para acesso a Internet;
  • 38% dos usuários que trabalharam durante a pandemia realizaram trabalho remoto;
  • 51% dos usuários comparam produtos e serviços pela Internet, liderado pela compra de produtos e bens alimentícios (63%);
  • 72% dos usuários que compraram pela Internet pagaram usando o PIX;
  • 73% dos usuários que compraram ingressos pela internet o fizeram para eventos on-line;
  • 89% assistiram a vídeos, programas, filmes ou séries pela Internet;
  • 77% buscaram informações relacionadas à saúde ou serviços de saúde;
  • 26% realizaram consulta médica pela Internet; a maioria (59%) através de aplicativos de mensagens instantâneas;
  • 83% dos usuários que frequentam escola ou universidade realizaram atividades ou pesquisas escolares pela Internet;
  • 85% utilizaram serviços de governo eletrônico.
O Pix, modalidade de pagamento instantâneo e digital lançada em novembro de 2020, teve uma rápida adesão e se tornou o segundo meio de pagamento mais usado em 2021 para compras online, logo após o pagamento por cartão de crédito. É interessante ver também que a adoção do Pix foi generalizada em todas as classes sociais, em comparação com o cartão de crédito que é mais utilizado nas classes A, B e C.



O estudo, como um todo, bem interessante e traz diversos dados sobre como a pandemia impactou no uso da Internet no Brasil. O mais legal é que em muitos momentos ele traz informações de como esse impacto variou em diferentes classes sociais.

Veja abaixo o video da live com a apresentação dos principais resultados do Painel TIC COVID-19:


A apresentação com os principais resultados da pesquisa está disponível no site do Cetic.br. O livro com o relatório detalhado está disponível online, assim como a lista completa dos dados e indicadores apresentados no estudo. Essa é a 4a edição das pesquisas sobre uso de tecnologias internet durante o período da pandemia do COVID-19, que estão disponíveis para consulta no site do Cetic.


Esse estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br).

PS (adicionado em 11/04): Veja também essa notícia, sobre a pesquisa TIC Covid-19: "Covid-19 empurrou 42 milhões no Brasil para o teletrabalho". Eles destacam que, de um total estimado em 137 milhões de pessoas com mais de 16 anos que usam a internet com frequência no país, 38% deles (ou seja, 52 milhões de pessoas) passaram a alguma modalidade de teletrabalho – sendo que 8 em cada 10 foi obrigado a fazer esse movimento justamente por conta da pandemia.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.