O Patinho Feio foi o primeiro computador brasileiro, que foi projetado e criado entre os anos 1971 e 1972 na Escola Politécnica da USP por professores e alunos de pós-graduação, no Laboratório de Sistemas Digitais do então Departamento de Engenharia Elétrica. Era um computador com memória principal de 8 Kbytes e rodava uma versão de assembler criada especialmente para ele! Ele permitiu a formação de toda uma geração de profissionais na área.
O surgimento do projeto, e o seu nome, ocorreu graças a uma iniciativa do governo brasileiro, que criou em 1971 o Grupo de Trabalho Especial (GTE) para fomentar o desenvolvimento e construção de um protótipo de computador eletrônico brasileiro, para emprego em operações navais. Enquanto a Unicamp desenvolvia um protótipo batizado de "Cisne Branco" (que nunca foi terminado), aproveitando a simbologia com da Marinha brasileira, o time da Poli-USP apostou na irreverência e escolheu o nome "Patinho Feio" para o projeto.
O Felipe "Juca" Sanches, que também faz parte do Garoa Hacker Clube, fez um vídeo bem legal em 2017, disponível em seu canal no YouTube, aonde ele conta sobre seu projeto pessoal de recuperar a história do Patinho Feio:
A Poli também fez um pequeno documentário, de 19 minutos, contando A história do projeto Patinho Feio:
Veja também esse vídeo curtinho, de apenas 2 minutos, no canal da USP: Você Sabia? | Patinho Feio
Para saber mais:
- Patinho Feio (Wikipedia)
- 50 anos do Patinho Feio, o primeiro computador brasileiro
- Primeiro computador brasileiro, Patinho Feio completa 50 anos
- Patinho Feio: como funcionava o primeiro computador brasileiro, criado há 50 anos
- Aqui no blog:
PS: Post atualizado em 30/08 e 19/10 (para incluir a reportagem do G1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário