Para iniciar os meus posts com a retrospectiva de 2024, vamos falar da Black Friday?
A Black Friday é o dia do ano com maior volume no comércio e no e-commerce, por isso sempre atrai muito a atenção da população e dos cibercriminosos.
Do ponto de vista de segurança, a Black Friday é tradicionalmente marcada por um aumento significativo nas tentativas de golpes contra os consumidores, principalmente anúncis de falsas promoções e páginas falsas, imitando e-commerces conhecidos.
A grande novidade de 2024 foi o impacto da IA, com grande volume de vídeos criados com deep fake para promover falsas promoções. Se já é difícil educar o usuário contra um phishing tradicional, é quase impossível evitar que o usuário final clique em uma mensagem promovida com um vídeo de deep fake, usando marcas e imagens de pessoas conhecidas.
Segundo a Branddi, somente nas semanas que antecedem o mês das promoções, foram identificado mais de mil sites fraudulentos, imitando marcas conhecidas como McDonald’s, Nike, Amazon e Mercado Livre. Ao considerar golpes digitais em geral, não apenas os relacionados à Black Friday, o levantamento identificou mais de 3,7 mil ações golpistas somente em outubro. Apenas durante o período de "esquenta das promoções", a quantidade de golpes digitais já estava 3 vezes maiores do que no mesmo período de 2023.
A Anatel fez a festa! Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou a Operação Black Friday, em conjunto com a Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da Receita Federal do Brasil (RFB). As ações de fiscalização, que foram planejadas com uso de inteligência artificial, ocorreram em cinco centros de armazenagem e distribuição da Amazon e do Mercado Livre. A operação resultou na apreensão de cerca de 22 mil produtos de telecomunicações com valor estimado em mais de R$ 3 milhões de reais. Dos produtos apreendidos encontram-se aparelhos celulares, power banks, carregadores de celular, drones, fones de ouvido, microfones, baterias, notebook smartwatch, TV Box, entre outros.
Segundo a ClearSale, o faturamento do comércio eletrônico teve um crescimento de 11% na comparação com o ano passado, acima das projeções iniciais. No total foram mais de R$ 8 bilhões em vendas entre a quinta-feira (28) e a manhã deste domingo (1º).
Segundo dados da Salesforce, o gasto global online ultrapassou os 74 bilhões de dólares em 24 horas, o que representa um aumento de 5% se comparado aos números do ano passado nesse mesmo período.
Por outro lado, o Reclame Aqui bateu recorde de reclamações durante a data, com quase 15 mil queixas. A maioria delas teve a ver com atraso na entrega e propaganda enganosa.
Por último.... Algumas empresas até hoje não entendem o conceito de Black Friday:
Em tempo: A ClearSale prevê quase R$ 90 milhões em tentativas de fraude no Natal 2024.
Para saber mais:
- Black Friday: como inteligência artificial está sendo usada para dar golpes em consumidores
- Black Friday 2024: ‘Esquenta’ já registra 3 vezes mais golpes do que ano passado
- Black Friday supera as expectativas e tem melhor resultado desde 2020 no Brasil
- Black Friday: vendas online superam as do ano passado e arrecadam mais de 74 bilhões de dólares
- Operação Black Friday apreende 22 mil produtos irregulares de Amazon e Mercado Livre
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