fevereiro 19, 2025

[Retrospectiva] CISOs no radar

Para finalizar a minha série de posts que fiz em dezembro do ano passado, sobre os principais acontecimentos de 2024, faltou publicar esse, que estava no forno, sobre os nossos CISOs (Chief Information Security Officer).

Nunca se falou tanto sobre a importância do CISO no board das empresas, os desafios de chegar lá e, claro, o burnout entre os profissionais de segurança e os CISOs.

Eu mesmo conheço alguns CISOs que ajustaram a carreira em 2024 e viraram empreendedores, conselheiros, consultores ou voltaram para a área mais técnica. Sinal de que a vida de CISO não é fácil, que nem sempre os super salários compensam.

A vida do CISO não é fácil, como mostram alguns números que eu pincei do relatório xxx, da Splunk:
  • 21% dos CISOs relatam que foram pressionados a não relatar um problema de Compliance;
  • 29% dos CISOs dizem que recebem um orçamento adequado para suas iniciativas de cibersegurança;
  • 29% disseram que seu conselho de administração tem um membro com experiência em segurança cibernética.
Mas, vamos ser sinceros: aqui no Brasil são poucos CISOs que realmente chegam à um nível tão alto dentro da organização, fazendo parte do seleto clube de executivos da alta gestão (os "C-levels", na nomenclatura do mercado americano). Isso ocorre porque, nesse nível, a pessoa tem que ter uma formação e experiência em gestão muito mais relevante do que seu lado técnico, uma visão maios estratégica e alinhada ao negócio, mas poucos gestores conseguem juntar esses perfis com maestria.


Além do mais, são poucas as empresas que entendem que a segurança tem um papel estratégico. Consequentemente, Segurança acaba sempre subordinado à um gestor de outra área - e ainda hoje vemos frequentemente a área de segurança subordinada a TI. Mesmo quando responde hierarquicamente direto ao presidente da empresa (CEO), raramente o CISO tem assento no conselho de administração da empresa.

Sim, muitas vezes os CISOs que encontramos no Linkedin mandam menos do que o gerente de TI da empresa aonde trabalham.

Uma iniciativa legal para o mercado, que ganhou força em 2024, foi o surgimento do CISO's Club, organizado pelo Alex Amorim, Altevir e o Longinus, um grupo criado em 2023 para promover a troca de experiência entre os gestores. Nem todos os participantes desse clube já estão na cadeira da alta gestão, o que é boom para promover o crescimento dos seus participantes. Eles seguem um processo próprio para aceitar os membros.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.