agosto 21, 2025

[Segurança] Cartilhas de combate ao golpe do falso advogado

A Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) lançou recentemente um material educativo sobre um dos golpes mais populares atualmente, o "golpe do falso advogado". Nesse golpe, o fraudador descobre uma vítima que tenha um processo judicial em aberto e entra em contato com ela via whatsapp, se fazendo passar por seu advogado. O criminoso alega que saiu o valor da causa e que seria necessária fazer algum pagamento, seja um supposto imposto ou taxa. A vítima, então, acaba transferindo o dinheiro para o criminoso.

A Cartilha de Combate ao Golpe do Falso Advogado da OAB-RJ traz dicas e orientações para que o cidadão ou a cidadã evitem ser vítimas desse tipo de fraude. A cartilha, disponibilizada gratuitamente em formato PDF, tem 14 páginas e descreve como o golpe funciona, os principais sinais de alerta para que as vítimas desconfiem da abordagem, dicas de prevenção e orientações gerais.

Somente em 2025, a OAB-RJ já recebeu mais de 600 denúncias sobre esse golpe. O estado de São Paul já acumula mais de 1,6 mil denúncias desde 2024. Segundo a OAB, os criminosos tem usado a inteligência artificial para reproduzir a voz e a imagem dos verdadeiros profissionais.

Para baixar a cartilha pelo Portal da OAB-RJ, no menu principal selecione a aba “Publicações” e clique em “Publicações”.

Em abril desse ano a OAB Nacional lançou a plataforma digital ConfirmADV — um site que permite verificar a identidade de advogados. Para isso, deverá informar o número de inscrição na OAB, o estado de registro e o e-mail do suposto advogado. A partir dessas informações, será enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade. O profissional então terá até 5 minutos para responder e confirmar os dados. Se o tempo expirar sem resposta, tanto o cidadão quanto o advogado serão notificados de que a verificação não foi concluída.

Segundo descrito no próprio site da OAB, os golpes geralmente começam com o acesso indevido a informações públicas de processos judiciais. Com esses dados, criminosos entram em contato com partes envolvidas nas ações — especialmente em causas com previsão de liberação de valores — se passando por advogados ou integrantes de escritórios. O contato ocorre, geralmente, por aplicativos de mensagens, com o uso de nomes reais, fotos e até logotipos, o que reforça a ilusão de legitimidade. As vítimas são induzidas a realizar pagamentos via PIX com a promessa de recebimento de valores judiciais.

PS: E não é que a OAB de São Paulo também tem uma cartilha sobre esse golpe? A Cartilha Golpe do Falso Advogado está disponível para download!

Para saber mais:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.