No dia 20 de agosto perdemos Liane Margarida Rockenbach Tarouco, uma das pioneiras no desenvolvimento de redes e da Internet no Brasil.
Nascida em 1947 no interior do Rio Grande do Sul, Liane participou da criação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Rede TCHÊ (rede estadual do RS). Coordenou a implantação da Rede Metropolitana de Porto Alegre (METROPOA) e representou o Brasil no TC6- Comitê Técnico de Comunicação da Dados da IFIP (International Federation for Information Processing).
Liane foi autora do primeiro livro sobre redes de computadores do Brasil, “Redes de Comunicação de Dados”, lançado em 1977.
Doutora em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela USP e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, atuou como Professora titular da UFRGS, e pesquisadora das áreas de Redes de Computadores, Gerência de Rede, Internet das Coisas e Informática na Educação. Também coordenou o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Liane Tarouco foi a primeira mulher brasileira reconhecida pelo Hall da Fama da Internet, honraria concedida pela Internet Society, por seu papel fundamental no projeto e implementação do primeiro backbone de Internet do Brasil e por ajudar a educar uma geração de engenheiros e especialistas em rede no país.
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário