O Mês da Conscientização sobre Cibersegurança foi lançado pela National Cybersecurity Alliance e pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) em outubro de 2004 como um esforço amplo para ajudar todos os americanos a ficarem mais seguros online. Atualmente o Mês da Conscientização sobre Cibersegurança nos EUA também é co-liderado pela Cybersecurity and Infrastructure Agency (CISA).
Quando começou, os esforços de conscientização se concentravam em conselhos muito básicos, como atualizar seu software antivírus duas vezes por ano.
Em 2010, o início do Mês da Conscientização sobre Cibersegurança também incluiu uma proclamação do Presidente Barack Obama para o lançamento da campanha daquele ano, batizada de "STOP. THINK. CONNECT." como uma mensagem nacional para promover a educação e conscientização sobre cibersegurança (ele fez vários durante o seu mandato, como esse de 2011). Também em 2010, a National Cybersecurity Alliance começou a mover o lançamento da campanha para outros locais em todos os EUA.
A partir de 2011, a National Cybersecurity Alliance e o DHS desenvolveram o conceito de utilizar temas semanais a serem abordados durante o mês.
Desde 2012, a Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e a Comissão Europeiao organizam o Mês Europeu da Cibersegurança (European Cybersecurity Month).
Desde sua criação original, o Mês da Conscientização sobre Cibersegurança cresceu exponencialmente, alcançando consumidores, pequenas e médias empresas, corporações, instituições educacionais e jovens em todo o mundo.
No Brasil, embora essa não seja uma data no calendário oficial nacional, muitas empresas aproveitam o Mês da Conscientização para realizar campanhas educativas para os seus colaboradores.
Para saber mais:
- Mês de Conscientização sobre Cibersegurança
- CISA: Cybersecurity Awareness Month
- NIST: Cybersecurity Awareness Month
- European Cybersecurity Month
- Aqui no blog (só alguns dos diversos posts sobre o tema):
Nenhum comentário:
Postar um comentário