Os rápidos avanços da IA e a popularização do seu uso, no dia-a-dia (para o bem e para o mal), trouxeram a luz uma teoria da conspiração clássica, a chamada "Teoria da Internet Morta". A grosso modo, essa teoria prega que a maior parte do conteúdo circulando na Internet é produzido por robôs e pela IA.
O conteúdo indesejado gerado artificialmente pela IA já ganhou um nome: "slop". Esse termo é o equivalente ao tradicional SPAM.
Achei dois vídeos bem legais, do canal Ciência Todo Dia e da BBC, que explicam essa teoria. São vídeos curtinhos e que valem ser vistos:
O popular influencer brasileiro Atila Iamarino também tem um vídeo sobre o assunto.
Essa teoria da conspiração começou a circular em fóruns na Internet lá no final da década de 2010, alegando que, já naquela época, a maioria da atividade na Internet era feita por robôs, tais como bots nos comentários de posts nas redes sociais. Ou seja, era um conteúdo que representava um volume grande de mensagens, e que não foi criado por humanos.
Se isso já era discutido em 2010, imagina agora, com tanto conteúdo, como textos, imagens e vídeos produzidos pela inteligência artificial! Isso sem falar de bots, mensagens de SPAM, etc. Aqui mesmo, n blog, eu sou obrigado a restringir os comentários para evitar esses robôs, que há alguns anos atrás atacaram aqui o blog publicando dezenas de comentários em meus posts com propagandas.
Veja também esse vídeo do TecMundo: Elon Musk x Teoria da Internet da Morta: Twitter / X é o começo do fim da internet?
Para saber mais:
- Manifesto da Teoria da Internet Morta
- Reportagem da BBC News: A Teoria da Internet Morta está a caminho de se tornar realidade?
- Vídeo bem legal e didático do Pedro Loos: A Teoria da Internet Morta
- Vídeo da BBC News Brasil: A Teoria da Internet Morta está a caminho de se tornar realidade?
- O que é a teoria da internet morta e por que Sam Altman deu prazo de três anos
- Vídeo do Atila Iamarino também tem um vídeo sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário