Um aspecto muito interessante da adoção das redes sociais (Orkut, Myspace, Facebook, LinkedIn, etc) é que a preferência, ou predominância, delas varia muito de país para país. Enquanto os brasileiros povoam o Orkut, por exemplo, os americanos dão pouca atenção para ele e preferem o MySpace e o Facebook.
O site Oxyweb criou um mapa-mundi muito interessante (que pode ser visto aqui), apontando quais são os sites de redes sociais mais utilizados em cada país.
Para fazer esta mapa, a metodologia utilizada para definir a popularidade em cada país não foi baseada no número de usuários de cada serviço, mas sim no tráfego de cada site, analizado pelo site Alexa.
É comum que as pessoas tenham vários perfis em sites de redes sociais distintos. Alguns sites são "genéricos" (como o Orkut ou Facebook) e outros são direcionados a um público específico (como o LinkedIn, para as pessoas de negócio, ou até mesmo o PetKurt para donos de animais de estimação). Mas, de uma regra geral, os usuários de sites de rede social tendem a utilizar os serviços onde a maioria de seus amigos já existentes se encontram. Mesmo existindo uma grande variedade de serviços semelhantes, nós usuários acabamos preferindo um ou outro site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário