dezembro 17, 2008

[Segurança] Reportagem na TV Globo sobre Crimes Cibernéticos

O Jornal Hoje, da TV Globo, apresentou uma reportagem muito bem feita sobre os crimes cibernéticos, onde deu grande destaque aos tipos de mensagens fraudulentas, de phishing, normalmente enviados pelos criminosos virtuais para enganar os usuários e, assim, conseguir capturar seus dados.



A reportagem entrevistou o nosso colega Ricardo Giorgi, especialista na área e professor da FIAP, que falou rapidamente sobre o problema e deu algumas dicas de como os usuários podem se prevenir. O forte desta reportagem não foi o aspecto de prevenção - faltou falar um pouco mais sobre dicas e sugestões para as pessoas se protegerem contra os golpes virtuais. Mas ela abordou bem a questão dos tipos de mensagens de phishing que os fraudadores criam para enganar os usuários, com exemplos bem claros.

É interessante ressaltar um comentário da repórter: nesta época de fim de ano, os golpes virtuais tendem a crescer e as mensagens de phishing são mais facilmente confundidas com mensagens válidas, principalmente por causa dos famosos "cartões virtuais", uma das formas dos criminosos difundirem códigos maliciosos. Também estamos em um momento em que o volume de compras virtuais e transações financeiras aumentam. Mais transações também representam mais riscos de fraudes e mais possibilidades de enganar os usuários. Uma forma de ataque, utilizada eventualmente por criminosos, é de criar sites falsos de lojas (onde o consumidor "compra mas não leva") ou simplesmente utilizar anúncios falsos, onde o consumidor é direcionado para uma página com código malicioso.

Um comentário:

Eduardo V. C. Neves disse...

Gostei da matéria Anchises, e finalmente não usaram hacker, e sim "piratas da Internet". Feio pra cacete, mas ao menos não está conceitualmente errado. :-)

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.