abril 23, 2009

[Carreira] Networking e empregabilidade

Um estudo bem interessante lançado recentemente pela Impacta e publicado no site da Info Online mostra o que vários de nós já suspeitávamos: Uma boa ndicação (ou "QI" - Quem Indica) é responsável por empregar 64% dos funcionários em TI.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo Impacta Tecnologia, a grande maioria (64%, para ser exato) das contratações que ocorrem no setor de TI no Brasil são fruto de indicações de outros funcionários. Em segundo lugar, com 49% das respostas, vem a busca nos sites especializados em bancos de currículo.

Ou seja, a melhor forma de buscar um novo emprego é através da sua rede de relacionamentos, e portanto o famoso "networking" é fundamental. O estudo não diz o porque dessa preferência, mas eu tenho uma opinião baseada na minha experiência pessoal, contratando e sendo contratado. A principal vantagem de uma indicação é que normalmente a pessoa que indica está também atestando a qualidade do profissional (partindo-se do princípio que ninguém indica alguém que não conhece e que não confia). Ou seja, a indicação geralmente representa que o candidato é conhecido e que deve possuir um bom histórico profissional. Normalmente quem indica conhece o trabalho e a seriedade da pessoa sendo indicada. Esta é uma informação muito preciosa para o selecionador. Um curriculum nada diz sobre a seriedade, o profissionalismo e o comportamento do profissional no dia-a-dia. Uma indicação diz.

Outro dado interessante do estudo mostra que os profissionais de tecnologia estão permanecendo por pouco tempo nas empresas, cada vez menos. Em 2003, 21% dos profissionais tinham menos de três anos de casa, o que que saltou para 50% na mesma pesquisa atual. Ou seja, as empresas tem que enfrentar uma grande rotatividade de profissionais e os profissionais, por sua vez, estão permanecendo cada vez menos tempo nas empresas. Já fazem vários anos que o fato da pessoa ter "muitos anos de casa" deixou de ser algo comum e, segundo alguns, nem é mais vantajoso. Já li artigos onde mencionavam que o profissional que permanece muitos anos numa mesma empresa pode ser visto como "acomodado".

Não acredito que devemos nos guiar por modismos, estatísticas nem rótulos, mas a volatilidade dos empregos é algo que faz parte de nossa realidade. Então, a melhor sugestão que eu posso imaginar é: mantenham sempre um olho no mercado, o CV atualizado e cultivem a amizade com seus colegas de profissão.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.