abril 28, 2009

[Segurança] A Gripe Suína e a Segurança

Lombo Suíno Resfriado A INFO Online publicou um artigo muito bom, chamado "Sua empresa está pronta para uma pandemia?", resumindo o impacto que uma pandemia de gripe suína pode causar em uma corporação.

Há poucos anos atrás passamos um susto com o surgimento da gripe aviária, originária da China. Agora, uma epidemia de gripe suína ameaça se espalhar pelo globo, causada pelo vírus influenza A/H1N1 e tendo como ponto de partida o México (e, para piorar, também os Estados Unidos).

O "Centers for Disease Control and Prevention" reportava 64 casos confirmados nos EUA em 28 de Abril e a Organização Mundial da Saúde lista mais 6 outros países com casos confirmados: Mexico (26 casos e 7 mortos), Canada (6), Nova Zelância (3), Inglaterra (2), Israel (2) e Espanha (2). Também é possível acompanhar todos os relatos da doença em um mapa, pelo Google Maps (os pontos em roxo são casos confirmados, os rosas as suspeitas e os amarelos os negativos).

Os gestores de risco de todo o mundo já devem estar atualizando seus planos de continuidade de negócio (PCN) e começando a se preparar para um cenário de pandemia, onde os funcionários são o principal foco de preocupação. As empresas mais diretamente afetadas são as multinacionais que possuem operações em vários países, dos quais os países que possuem foco da doença, além das empresas onde os profissionais estão constantemente viajando ao exterior, e portanto se expondo a se contaminarem com uma doença em outro país. Nestes casos as empresas podem ser obrigadas a rever suas necessidades de viagem e de deslocamento de pessoal, além de optar mover suas operações críticas para países com menor risco de infecção. Além do mais, em caso de uma epidemia, os funcionários podem ser obrigados a se isolarem em suas casas, e nesse caso a empresa tem que ser capaz de operar com os funcionários trabalhando remotamente (uma realidade que está longe das empresas nacionais). Existem dezenas de tecnologias que permitem o trabalho remoto (ou Home Office) de forma segura, mas o problema brasileiro é cultural: o empresário e o chefe querem ver o funcionário perto deles, sob sua vigilância. Neste caso, o que fazer se eventualmente o governo decretar que os moradores de uma determinada área de risco não devem sair de suas casas? Ou se o transporte público for comprometido?

Além do mais, é necessário planejar a contingência do pessoal. O que fazer se o funcionário ficardoente, ou se for impossibilitado de trabalhar pois um de seus familiares está infectado? A epresa tem que definir quais são as áreas de negócio e funções prioritárias e definir quais funcionários são responsáveis por elas, e se há alguém que possa substituí-los.

Como se isso não bastasse, vários cyber criminosos já estão se aproveitando da gripe para enviar mensagens de SPAMS e e-mails de Phishing imitando notícias e criando sites falsos. Segundo a McAfee, as mensagens sobre a gripe suína já representam 2% do total dos SPAMS.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.