maio 18, 2009

[Cyber Cultura] Censo da Twittosfera brasileira

De 12 de maio a 12 de junho (de 2009) estão realizando o primeiro Censo do uso do Twitter no Brasil, o #140br, com o objetivo de coletar dados estatísticos para uma aproximação demográfica da Twittosfera brasileira.

Dois dias depois de lançado já foram apresentados os dados parciais baseados nas primeiras 1.226 respostas ao censo. Até o momento, o Twitteiro brasileiro é um rapaz (quase 60% dos respondentes declararam o sexo masculino) entre 19 e 24 anos (quase 45% das respostas), paulista (quase 45%) da capital São Paulo (mais de 1/5 das respostas até o momento).

Novidades sobre o censo e os resultados parciais podem ser acompanhados em tempo real pelo Twitter @censobr. Os organizadores prometem que os resultados obtidos serão publicados sob a licença Creative Commons permitindo sua utilização para qualquer finalidade.

Os Mexicanos já fizeram uma pesquisa semelhante e com resultados muito interessantes. O censo dos Twitteros Mexicanos traz um resultado parecido com as parciais apresentadas aqui no Brasil: a maioria dos twitteiros são homens (lá, corresponde a quase 3/4, ou para ser preciso, 76% das respostas), na mesma faxa etária (37% tem de 19 a 24 anos) e a capital federal (Cidade do México, o principal pólo econômico e cultural do país) concentra a maioria dos Twitteiros (37% das 790 respostas). Eles também destacam que, segundo uma outra pesquisa sobre os usuários na América Latina baseada no twittercounter, a América Latina e a Espanha correspondem a apenas 1,93% dos usuários do Twitter no mundo, sendo que os países latino-americanos com maior presença são o Brasil (cerca de 11 mil usuários), com quase o dobro do segundo colocado, o México (com 5.634 usuarios). A Argentina é o terceiro país mais conectado no Twitter, com 3.367 usuarios.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.