O SOPA e o PIPA, são dois projetos de lei que pretendem conceder ao governo americano e entidades privadas poderes para forçar os provedores de acesso e sites de busca para bloquear as tentativas de acesso a determinados sites que sejam considerados violadores da propriedade intelectual e prevê inclusive que seja criada uma lista negra para permitir às corporações e outras entidades privadas censurarem sites estrangeiros sob ordens judiciais.
Os críticos aos projetos de lei defendem a liberdade de expressão e dizem que a lei pode promover a censura na Internet. Embora os projetos de lei sejam válidos para os EUA, ativistas de todo o mundo estão se mobilizando contra o SOPA e o PIPA pois eles podem ter um alcance global, visto que muitos dos principais serviços que utilizamos na Internet ainda são fornecidos por empresas americanas.
Mais informações:
- Site sopablackout.org
- Site da EFF (Electronic Frontier Foundation) contra o SOPA: "Stop the Internet Blacklist Legislation"
- Notícia no site Reddit
- Página na Wikipedia (que també participará do blackout)
- Banner de protesto do Anonymous, que está promovendo o uso das hashtags #SOPAblackout e #J18 no Twitter, para divulgar o protesto
- Notícia no Olhar Digital
- Reportagem da revista Wired: A SOPA/PIPA Blackout Explainer
Atualização: O site Gigaom publicou uma galeria com screenshots dos principais sites que participaram do Blackout. (veja exemplo abaixo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário