setembro 29, 2012

[Segurança] Cuidado com a EKO, que a EKO te pega...

Eu sou um grande fã da Ekoparty, uma conferência de segurança Argentina que é realizada em Buenos Aires. Recentemente, de 19 a 21 de setembro, tivemos a oitava edição do evento, que atraiu mais de 1.200 pessoas de toda a América Latina, incluindo algumas dezenas de Brasileiros.

Eu não tenho a menor dúvida de que a Ekoparty, ou apenas EKO, é a mais importante conferência de pesquisa em segurança da América Latina, principalmente pela qualidade das palestras e pelo fato do idioma Espanhol ser dominante no evento, o que atrai todos os profissionais da região. Como os eventos brasileiros são em Português, acabamos afastando a maioria dos profissionais dos outros países latino-americanos. Outro ponto favorável a Ekoparty é a organização do evento: caprichosa, com um cuidado especial na qualidade das palestras e na ambientação do local, que normalmente é um show a parte. E, principalmente, há a simpatia, atenção e amizade de todos os organizadores.

Mas, infelizmente, nem tudo são flores, e alguns brasileiros sentiram isso na pele neste ano. No ano passado eu já comentei sobre alguns problemas em Buenos Aires, mas esqueci de comentar o mais importante: todo ano ocorrem vários casos de roubo de notebooks durante o evento. Roubo de notebooks não é algo exclusivo da EKO e, na verdade, pode acontecer em qualquer lugar. Há poucos dias atrás, um colega da área de Segurança teve seu notebook roubado de dentro da sala VIP do evento de Crimes Eletrônicos da FECOMÉRCIO. Mas, na Ekoparty, os casos de roubos de notebook se repetem todo ano.

Desde a primeira vez que fui na EKO, em 2009, eu ouço várias histórias de participantes, palestrantes, patrocinadores e até participantes do CTF (Capture the Flag) que tiveram seus notebooks roubados durante o evento. Basta alguns poucos segundos de distração e os "amigos do alheio" levam embora a sua mochila ou seu computador pessoal. O quase-brazuca Domingo Montanaro nos conta que já teve seu notebook roubado em 2007 de cima do palco do evento, quando foi palestrar. Ele deixou o notebook pronto para a sua apresentação, deu uma saída (acho que para pegar uma água ou algo assim) e, quando voltou, tinham levado o computador. Neste ano, o Alberto teve a sua mochila roubada enquanto conversava logo no início do primeiro dia, e dentro estava o computador e um HD externo.

A organização do evento tenta colocar alguns controles para coibir os roubos, mas obviamente, eles não tem funcionado. Por isso, não tem jeito, a melhor prevenção é a conscientizaçao:
  • Sempre que você estiver em um lugar externo, como um evento, somente leve o que for realmente necessário. Se você não precisa do notebook ou tablet, não leve. Há menos motivos ainda para levar um HD externo...
  • Se você precisa de um computador durante um evento ou uma viagem curta, pense na possibilidade de levar apenas um tablet ou um netbook e deixar o seu notebook principal em casa. Mantenhs os arquivos mais utilizados em um pendrive ou na Nuvem, e deixe seus equipamentos e seus dados em um local seguro: em casa, no trabalho ou trancado no hotel.
  • Ah, nunca confie no hotel: sempre deixe seus bens e seu computador em um local protegido: trancado na mala ou dentro do cofre do hotel.
  • Sempre proteja o HD de seu computador com criptografia.
  • Sempre faça backup dos seus dados.
  • Se você estiver em um local externo, deixe o HD com o backup dos dados em sua casa ou escritório - nunca na michila junto com o computador.
  • Sempre fique de olho nos seus pertences.
  • Um evento de segurança não é mais seguro, necessariamente. Mesmo quando estiver em um evento de segurança, mesmo que cercado por advogados e delegados, fique de olho em sua mochila e seus bens.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.