março 27, 2013

[Cyber Cultura] O e-commerce no Brasil em 2012

A empresa e-bit divulgou recentemente alguns dados sobre os resultados do comércio eletrônico B2C (Business to Consumer) no Brasil em 2012:
  • R$ 22,5 bilhões: Quantia que o e-commerce movimentou no Brasil em 2012
  • R$ 49,7 bilhões: Movimento de todo o mercado digital em 2012, incluindo market places, venda de ingressos online, passagens aéreas e turismo e compras coletivas. A previsão é que esse número cresça 19,8% em 2013 e chegue a R$ 59,5 bilhões
  • 20%: O aumento de quanto o e-commerce movimentou em 2012 em relação ao ano anterior (R$ 18,7 bilhões em 2011)
  • 66,7 milhões: Número de pedidos em 2012
  • 24,2%: Crescimento do número de pedidos com relação ao registrado no ano passado
  • 42,2 milhões: Número de usuários que fizeram ao menos uma compra online no Brasil em 2012
  • 10,3 milhões: Quantidade de novos consumidores virtuais
  • 25%: Previsão de crescimento do e-commerce B2C em 2013
  • R$ 28 bilhões: Faturamento previsto para 2013
  • R$ 3,06 bilhões: Vendas online no Natal
  • R$ 243,8 milhões: Volume de vendas online de bens de consumo durante a Black Friday brasileira, uma promoção inspirada na tradicional megaliquidação do varejo americano que acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças
  • 2,5%: Participação do comércio móvel nas compras online em Janeiro de 2013
  • R$ 342: Tíquete médio anual em 2012 (este é o valor médio das compras). O tíquete médio de compras variou entre R$ 338 no primeiro semestre para R$ 346 na segunda metade de 2012
  • R$ 350: com tíquete médio por consumidor previsto para 2013
  • 1%: O Brasil foi o primeiro país latino-americano a conseguir que as vendas online atingissem 1% do Produto Interno Bruto (PIB)
  • 59,1%: Participação do Brasil no mercado de negócios digitais entre os países da América Latina e Caribe, segundo a operadora de cartões Visa
  • Segundo a Visa, o Brasil lidera o ranking de países da América Latina e Caribe que apresentaram o maior volume financeiro acumulado em compras via comércio eletrônico. O Brasil é seguido por México (14,2%), Caribe (6,4%), Argentina (6,2%), Chile (3,5%), Venezuela (3,3%), América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%).
  • 28,5%: Taxa de crescimento projetado pela Visa para as compras via comércio eletrônico em toda a América Latina e Caribe no fim deste ano.
  • 12,4%: Participação no volume de pedidos da categoria líder de pedidos em 2012, eletrodomésticos. Esta categoria é seguida por moda e acessórios (12,2%), saúde, beleza e medicamentos (12%) e pelo setor de informática (9,1%).
Segundo a e-bit, a expansão do e-commerce no Brasil é consequência de vários fatores, que incluem a retomada do crescimento econômico, o aumento do acesso à banda larga, as ações promocionais das lojas virtuais, e o aumento das vendas de dispositivo móveis e produtos de valor agregado, como tablets e smartphones, além da esperada , segundo a e-bit.

A e-bit também disponibiliza semestralmente o relatório WebShoppers, que analisa a evolução do comércio eletrônico, as mudanças de comportamento e preferências dos consumidores brasileiros.

A eMarketer também disponibiliza estatísticas sobre o mercado global de e-commerce.

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