O vídeo nos permite refletir sobre como as tecnologias de comunicação online mudaram nesses 30 anos e, o mais interessante, como a perspectiva da imprensa mudou com as mudanças tecnológicas. A tecnologia que parecia revolucionária e ao mesmo tempo inofensiva em 1981, após 30 anos tornou-se um dos maiores carrascos da imprensa tradicional, escrita. Leitores migraram em massa dos jornais impressos para os sites de notícia, enquanto a mídia tradicional cada vez mais é substituída pelas fontes alternativas de mídia.
Vejamos alguns comentários que foram feitos no final da reportagem e que ilustram bem o avanço da tecnologia:
- A repórter diz que uma edição do jornal demorava 2 horas para ser abaixada. Hoje em dia um acesso equivalente é praticamente instantâneo;
- Considerando o custo de conexão telefônica na época (5 dólares por hora), a repórter conclui que o jornal online nunca iria superar o jornal impresso, pois os usuários não iriam gastar cerca de 10 dólares por um jornal online já que a versão em papel custa 20 centavos.
OBS: veja rápido o vídeo, intitulado "News report from 1981 about the Internet", pois a primeira versão que eu vi dele já foi retirada do ar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário