março 30, 2014

[Segurança] Gráfico de Ataques da Kaspersky

Através do blog do Coruja de TI, fiquei sabendo que a Kaspersky lançou o site chamado Cyber Warfare Real Time Map que mostra uma animação muito bem feita ilustrando os ciber ataques em tempo real pelo mundo. O mapa usa dados coletados pelas soluções de segurança da Kaspersky para ilustrar diversos ataques que acontecem em todo o mundo, indicando o tipo de ataque, origem e destino.

O resultado é um mapa interativo, dinâmico, visualmente muito bonito e chamativo.







Entretanto, vale a pena notar que os dados são bem superficiais: há pouca informação sobre os tipos de ataques, e nenhum detalhe: o site apenas mostra os totais de ataques por países.

Também vale mencionar que, embora o título do site e do gráfico indique que se tratem de ataques relacionados a guerra cibernética ("cyber warfare"), não há nenhuma informação que comprove isso. A menos que você acredite que realmente aconteçam tantos ataques relacionados a guerras cibernéticas diariamente (o que eu duvido, e muito), me parece que na verdade este gráfico mostra qualquer tipo de ataque, ou seja, incluindo principalmente ataques comuns do dia-a-dia, como infecção de vírus e simples scans de rede.

Ou seja: o gráfico é bem legal, mas tem pouca utilidade prática e o título desmerece o trabalho por ser inadequado e exagerado (algo que costumamos chamar de FUD).

3 comentários:

gustcol disse...

Anchises, baseando-me no seu ponto de vista, nenhum site que informa em "tempo real" ataques cibernéticos é confiável..

Anônimo disse...

Outros parecidos:

http://sseguranca.blogspot.com.br/2014/03/ten-sources-of-global-cyber-attack-maps.html

Anchises disse...

Gustcol, obrigado pelo seu comentário, mas eu não critiquei o fato do gráfico ser em tempo real. Minha maior crítica é que o título do gráfico dá a entender que são ataques relacionados a guerra cibernética (afinal, a página chama "Cyber Warfare Real Time Map"). Mas eu acredito que o gráfico mostra qualquer tipo de ataque, e não apenas ataques relacionados a guerra cibernética.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.