julho 22, 2015

[Cyber Cultura] A história dos Hackerspaces

Recentemente eu comentei sobre um artigo da revista Make sobre as diferenças entre Hackerspaces, Makerspaces e FabLabs. Este artigo tem um parágrafo aonde ele resume a história do surgimento dos hackerspaces, que é bem interessante e, por isso, resolvi adaptá-lo e reproduzir aqui.

O conceito de um hackerspace começou na Europa, como uma coleção de programadores (ou seja, o uso tradicional do termo "hacker") compartilhando um espaço físico. Um dos primeiros hackerspaces independentes a abrir suas portas foi um espaço alemão conhecido como C-Base, que foi inaugurado em 1995, que ainda está ativo até hoje e atualmente possui mais de 450 pessoas. Inicialmente este tipo de espaço se proliferou principalmente na Alemanha, em várias cidades.

Em 2006 surgiu o Metalab, em Viena (Áustria), um hackerspace bem estruturado que ajudou a estabelecer os princípios de criação e financiamento deste tipo de espaço, e isto foi fundamental para permitir uma rápida disseminação do conceito. Posteriormente surgiu a comunidade Hackerspaces.org em 2007, que até hoje serve como principal referência no assunto e mantém diversos documentos e informações sobre como iniciar e manter tais espaços.

Em agosto de 2007 (12 anos após começar a tendência européia), um grupo de hackers norte-americanos foram na Alemanha para participar do Chaos Communication Camp, em uma excursão conhecida como "Hackers on a Plane". Lá eles conheceram o conceito de hackerspaces e voltaram animados com a possibilidade de ter espaços similares nos Estados Unidos, e assim fundaram os primeiros hackerspaces americanos: o NYC Resistor (2007), HacDC (2007), e o Noisebridge (2008), para citar alguns.

Também no final de 2007 ocorreu uma palestra no A 24o CCC (Chaos Communication Congress) sobre como criar e manter um hackerspace, que deu origem ao chamado "Design Patterns", um excelente conjunto de boas práticas sobre como gerenciar um hackerspace, que é amplamente adotado até hoje e tem ajudado muita gente a criar o seu espaço.

No Brasil, os hackerspaces surgiram a partir de 2010 com a fundação do Garoa Hacker Clube, em São Paulo. O Garoa surgiu a partir do esforço coletivo de um grupo de pessoas que, através de diferentes meios, conheciam o conceito de hackerspace e se uniram em torno dessa idéia. As primeiras discussões sobre a criação do espaço começaram a tomar corpo em junho de 2009. Um pouco mais de uma ano depois, em agosto de 2010, o Garoa foi inaugurado em um espaço físico de 12m² no porão da Casa da Cultura Digital, no centro de São Paulo. Em Fevereiro de 2013 o Garoa mudou-se para uma nova sede, uma ampla casa em Pinheiros, que ocupa até o momento.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.