novembro 23, 2015

[Segurança] Fraudes e Riscos na Black Friday

A Black Friday já representa o dia em que o comércio Brasileiro (e o e-commerce) realiza mais vendas em todo o ano. Segundo a WebShoppers, as compras de Natal em 2014 (no período de 40 dias entre 15 de novembro e 24 de dezembro) renderam ao comércio eletrônico R$ 5,9 bilhões, enquanto a Black Friday teve faturamento, em um único dia, de R$ 1,16 bilhão.

Mas isso não acontece só aqui. Na Inglaterra, por exemplo, o comércio espera faturar mais de 1 bilhão de libras na Black Friday deste ano, contra £810 milhões em 2014.

A Black Friday acontece na sexta-feira logo após o feriado de Ação de Graças (um dos mais importantes feriados para os Americanos), que é a 4° quinta-feira do mês de Novembro. Ela surgiu nos EUA em 1961 como uma forma do comércio americano desovar os estoques e se preparar para o período de compras natalinas. E, nos EUA, os decontos durante a Black Friday são, realmente, muito agressivos, atraindo milhares de clientes.


No Brasil, o comércio começou a utilizar esta data em 2010, como uma forma de promover descontos para atrair clientes e aumentar as vendas. Infelizmente, algumas lojas começaram a "maquiar os preços" e fazer falsas promoções (o chamado "tudo pela metade do dobro do preço" - ou seja, algumas lojas aumentavam artificialmente o preço antes da Black Friday para criar um falso desconto). Por isso, logo nos primeiros anos em que a Black Friday aconteceu no Brasil, ela passou a ser apelidada de "Black Fraude". Em 2014 a Black Friday gerou pelo menos 12 mil reclamações de consumidores, segundo as queixas recebidas pelo site especial criado pelo Reclame Aqui.

O e-commerce normalmente já é alvo de muitas ameaças e fraudes online durante o ano todo, tanto para roubo de dados de clientes (Phishing e ataques a bases de dados para obter informações cadastrais e dados de pagamento, principalmente números de cartões de crédito) quanto para realizar o "cash out" (materializar uma fraude) através de compras fraudulentas com dados de pagamento de terceiros (vítimas), recebimento de mercadorias para posterior revenda. Mas, durante as datas mais importantes para o varejo (como a Black Friday), os ciber criminosos podem aplicar golpes específicos, tais como:
  • Mensagens de Phishing e sites falsos específicos para divulgar promoções com o tema da Black Friday, aproveitando que os consumidores online estão interessados e mais susceptíveis a clicar neste tipo de mensagen neste período;
  • Ataques DDoS para derrubar os sites dos logistas e causar prejuízo - ou extorsão, exigindo pagamento em troca de parar o ataque;
  • Criação de Aplicativos (Apps) falsos em nome de lojas e promoções, com o objetivo real de infectar o celular e roubar dados da vítima;
  • Ataques aos sites e lojas para obtenção de dados de clientes (aproveitando o maior volume de clientes transacionando). Não custa lembrar que o ataque a Target, em 2013, aconteceu no período da Black Friday. Podem acontecer desde ataques ao site e ao banco de dados, até mesmo o uso de malwares especalizados em roubas dados de cartão dos terminais de ponto de venda (PoS).

Do ponto de vista do consumidor final, os cuidados também são muitos:
  • Cuidado redobrado com golpes de Phishing, que chegam através de mensagens de promoções específicas para este período, normalmente anunciando enormes descontos e preços muito atraentes;
  • Dê preferência para comprar em lojas conhecidas e mais confiáveis, para evitar comprar um Smartphone e receber um tijolo em casa. Verifique a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui;
  • Verifique a URL do site e o certificado digital para ter certeza de que está comprando no site verdadeiro;
  • Cuidado com pagamentos por boleto bancário, pois no Brasil existem malwares especializados em alterar os dados de pagamento do boleto, redirecionando o valor para a conta dos fraudadores;
  • Pesquisar previamente o preço das mercadorias que deseja comprar, para evitar cair nos descontos falsos. Decida com antecedência o que você deseja coprar na Black Friday e pesquise o preço em várias lojas nas semanas anteriores. Assim você poderá avaliar se o preço ofertado por uma loja está com desconto real ou maquiado;
  • Pesquise os preços promocionais antes de comprar, para ter certeza que estão realmente competitivos. Uma boa opção é utilizar sites de comparação de preços, como o BondFaro.

Neste ano a Black Friday cai no próximo dia 27 de Novembro. Fique atento !!!

Atualização em 04/12:
Algumas coisas que eu citei acima se tornaram realizade:

Atualização em 07/12:
  • Segundo dados da consultoria e-Bit, o faturamento do e-commerce na Black Friday atingiu a casa de R$ 1,6 bilhão (crescimento de 38% em relação a 2014). 1,64 milhão de consumidores online fizeram pelo menos uma compra nas 24 horas da sexta-feira, com 2,77 milhões de pedidos no total (24% maior que o ano passado) e ticket médio de R$ 580 (alta de 11%);
  • No que diz respeito as fraudes na Black Friday, a ClearSale informa que foram evitados quase R$ 5 milhões em perdas (R$ 4.998.990) - contra R$ 3.058.936 em 2014.

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