julho 19, 2016

[Segurança] Ataques DDoS a partir de Botnet das Coisas

Pesquisadores da Arbor identificaram uma botnet que explora dispositivos de Internet das Coisas para realizar ataques de DDoS. A botnet foi construída em cima de uma variação do software LizardStresser, uma botnet cujo código fonte tornou-se público em 2015.

Os pesquisadors rastrearam duas botnets que dispararam diversos ataques neste ano, com pico de 400Gbps. Dentre os ataques, alguns alvos foram dois grandes bancos brasileiros, duas empresas de Telecom no Brasil, duas agências governamewntais brasileiras e três empresas de jogos nos EUA. Os ataques partiram de diversos endereços IP espalhados pelo mundo, mas o Brasil e Vietnan foram os responsáveis pela maioria dos IPs de origem dos ataques. A botnet é capaz de realizar diversos ataques, como HOLD flood, UDP flooding e TCP flooding.

Os pesquisadores acreditam que cerca de 90% dos hosts envolvidos nos ataques são webcams, o que comprova apreferência pelo uso de dispositivos IoT para compor as botnets. Para criar a sua "Botnet das Coisas", o LizardStresser procura por endereços IP na Internet que sejam acessíveis por telnet e tenham usuário e senha padrão, testados a partir de uma lista de senhas default previamente hard coded no software da botnet.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.