outubro 06, 2016

[Segurança] Ameaça do momento: Ransomware

Esqueça os roubos de dados e ataques DDoS. Esqueça a Deep Web. Basta acompanhar as notícias do mercado para ver que todo mundo tem medo mesmo é dos...

Ransomwares


Os ransomwares são uma forma de código malicioso especializado na ciber extorsão das suas vítimas: eles sequestram o computador e exigem um pagamento em dinheiro (através de bitcoins) para que os usuários voltem a ter acesso aos seus dados.

Este sequestro pode ser realizado através de um pop-up que bloqueia a tela do usuário até o pagamento da taxa (chamados de "Crypto Wall"), ou criptografando os dados locais do computados ("Cryptolocker") - neste caso, o ciber criminoso libera um programa com a chave de criptografia após o pagamento da extorsão. Mas os ransomwares não se limitam apenas a computadores pessoais: podem atacar servidores, smartphones e até mesmo TVs inteligentes.



Inicialmente os Ransomwares eram restritos principalmente aos EUA e Europa, mas hoje eles são uma praga global, com vítimas espalhadas em todo o mundo. Segundo uma estatística mal atualizada da Cyberark, em 2015 os Ransomwares custaram mais de 400 milhões de dólares para as empresas (eu digo "mal atualizada" pois há notícias desta estatística sendo divulgada antes do final de 2015 como sendo de 325 milhões de dólares de prejuízos, e depois este mesmo número foi repetido pela imprensa em 2016 como se fosse o total do ano passado).

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.