São depoimentos registrados em vídeos e frases, com histórias pessoais e impressionantes de ofensas verbais e físicas feitas por professores e estudantes durante as aulas e nas festas da faculdade. O assustador é saber que comentários machistas e sexistas também partem dos professores, justamente quem deveria dar o exemplo e cuidar para que todos os alunos e alunas fossem tratados de forma igual. Nem mesmo a atual Vice-diretora da Poli escapou ilesa de preconceito quando era estudante.
O vídeo encerra com a a coordenadora do projeto USPMULHERES lembrando que os frequentadores da universidade são exatamente iguais ao resto da sociedade, e as situações que acontecem nas ruas
não são diferentes daquelas que acontecem dentro da universidade. Fomos educados em uma sociedade patriarcal e machista, que discrimina as mulheres, e ainda não mudamos esses costumes, valores nem o nosso comportamento.
Mas, mesmo sendo um espelho da sociedade que nos cerca, nós podemos e devemos nos esforçar para mudar esse comportamento, devemos respeitar as mulheres e acabar com essa cultura do estupro e da desqualificação da inteligência das mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário