maio 16, 2017

[Segurança] A maior ameaça de todos os tempos: Ransonworm

Um dos efeitos colaterais do super-mega-uber ataque global do ransom WannaCry foi o surgimento de uma nova buzzword no mercado de segurança:


Ransonworm


Juntando "ransonware" com "worm" (verme), essa buzzword deve servir para classificar esse novo tipo de Ransonware que o WannaCry inaugurou: o código malicioso que sequestra computadores em troca de dinheiro e possui um mecanismo para se propagar automaticamente, sem necessidade de um arquivo hospedeiro ser enviado para as suas vítimas. Assim, ele consegue infectar um sistema sem intervenção dos usuários.



Se a história nos ensina alguma coisa, é que toda vez que surge uma nova forma de ciber ataque que faz sucesso em grande escala, isso vira imediatamente uma nova tend6encia entre os atacantes por pelo menos 1 ano, ou mais, até vir a próxima onda tecnológica. Não foi a primeira vez que passamos pos ataques massivos de worms: tivemos uma onda muito forte a primeira metade da década de 2000, mas estávamos há quase 10 anos sem enfrentar nada parecido.

Ou seja, os ciber criminosos já estão adotando essa nova tecnologia e ainda vamos ver muitos ataques de Ransomworms acontecendo logo logo.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.