Veja algumas estatísticas:
- As perdas reportadas devido ao ciber crime no ano passado totalizaram US$ 1,3 bilhão;
- O FBI recebeu 298.728 queixas de criber crime por parte dos residentes dos EUA em 2016;
- No ano passado, os três principais tipos de crimes relatados pelas vítimas foram o não pagamento e a falta de entrega, a violação de dados pessoais e golpes de pagamento;
- O Departamento de Justiça estima que apenas 15% dos ciber crimes são relatados às autoridades
- Canadá, India e o Reino unido lideram a lista de países com maior número de vítimas, além dos EUA.
- Comprometimento de e-mail de negócios, ou "Business email compromise" (BEC) (US$ 360,5 milhões): os atacantes enganam um empregado para fazer um pagamento por transferência bancária;
- Fraude de Confiança / Romance, ou "Confidence fraud / romance" (US$ 219,8 milhões): Enganar um indivíduo para pensar que eles estão em um relacionamento para extrair fundos, informações pessoais ou outra assistência;
- Violação de dados corporativos, ou "Corporate data breach" (US$ 95,9 milhões): quando dados confidenciais ou privados do negócio vazam ou são roubados;
- Adiantamento de taxa, ou "Advanced fee" (US$ 60,5 milhões): Scammers enganam um indivíduo para adiantar algum dinheiro, pela promessa de receber uma quantidade ainda maior em troca;
- 419 / pagamento em excesso ou "overpayment" (US$ 56 milhões): um golpe muito associado a Nigéria, por conta das mensagens que existem há muitos anos sobre "um princípe que precisa de ajuda para recuperar seu dinheiro". O termo "419" também é usado para identificar este golpe por indicar uma seção da lei nigeriana associada à fraude. Os scammers pedem ajuda para transferir uma grande quantidade de dinheiro e oferece uma "comissão" em troca, mas primeiro pede que parte do dinheiro seja enviado para pagar alguns dos custos associados à transferência";
- Phishing, vishing, smishing, pharming (US$ 31,7 milhões): uso de e-mails não solicitados, mensagens de texto ou chamadas telefônicas para roubar informações pessoais ou credenciais de acesso a sites;
- Extorsão, ou "Extortion" ($ 15,8 milhões);
- Fraude de suporte técnico, "Tech-Support fraud" (US $ 7,8 milhões): esquemas convencem os usuários de comprar ferramentas ou pagar por suporte técnico desnecessário ou falso (ineficiente, que as vezes "resolve" um problema inexistente);
- Malware / Scareware (US$ 3,9 milhões): software malicioso projetado para roubar informações pessoais, ameaçar os usuários ou fazê-los pagar taxas e assinatura, como por exemplo em um software anti-vírus falso;
- Ransomware (US$ 2,4 milhões);
- Hacktivismo ($ 55.500).
Para saber mais: Internet Crime Complaint Center (IC3) website
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