abril 24, 2018

[Carreira] Como as empresas de Tecnologia podem ajudar o meio-ambiente

Durante alguns anos, era modinha falar em TI Verde ("green IT"), para se referir a adoção de práticas dentro da área de TI que tivessem um menor impacto ambiental. Acho que a modinha se foi, embora seja cada vez mais frequentes ouvirmos notícias de problemas e tragédias ambientais causados pelo homem. A poluição dos oceanos, por exemplo, é um tema que tem recebido muito destaque recentemente.

Por isso mesmo, eu considero importante destacar o exemplo da Dell, que tem realizado diversas iniciativas para aplicar o conceito de sustentabilidade ao ciclo de vida dos seus produtos e serviços. Consequentemente, ela já tem sido reconhecida como uma das empresas que mais investe em inovação para a criação de embalagens sustentáveis, com o objetivo de produzi-las sem resíduos ecológicos até 2020.

A estratégia da Dell de elaborar produtos adequados ao meio ambiente visa minimizar a quantidade de material necessário e, ao mesmo tempo, procurar fontes de materiais sustentáveis. Essa estratégia abrange toda a cadeia de suprimentos da Dell, globalmente. Com este compromisso, a Dell passou a utilizar materiais reciclados na embalagem de seus produtos, com o objetivo de usar 45 mil toneladas de materiais sustentáveis no período de 2013 a 2020.

Os esforços de reciclagem da Dell incluem não apenas o reaproveitamento de plástico, mas também recuperação de fibra de carbono da sucata, reciclagem de plásticos retirados dos oceanos, uso de materiais biodegradáveis (bambu e fungos) e até reaproveitamento de ouro retirado do lixo eletrônico. Veja quais são algumas das principais iniciativas da empresa:
  • Ocean Plastics é o nome da primeira cadeia em escala comercial para o fornecimento global de plásticos recuperados dos oceanos. Os plásticos coletados em praias, cursos d'água e áreas costeiras são processados e usados como parte da embalagem para o notebook XPS 13 em todo o mundo. Este projeto já está em andamento e permite retirar 7 toneladas de plástico dos oceanos;
  • O bambu, que é um renovável e biodegradável, substitui o papel e o plástico para tornar os produtos mais leves;
  • A Dell começou a usar protetores nas embalagens feitos de cogumelos para substituir as espumas à base de petróleo. Cascas de algodão, arroz ou palha de trigo são colocadas em um molde e injetadas com cogumelos. O produto final passa por uma secagem em estufa;
  • A Dell coleta e reutiliza o ouro de produtos obsoletos - sempre que possível - o que ajuda a reduzir o impacto ambiental do lixo eletrônico. Em uma das iniciativas, ela criou algumas jóias utilizando o ouro retirado do lixo eletrônico;
  • A Dell, em parceria com a The Lonely Whale Foundation, formou uma iniciativa colaborativa e aberta chamada NextWave, para empresas desenvolverem uma cadeia de suprimento em escala comercial aproveitando os plásticos dos oceanos;
  • Neste ano, eles pretendem não utilizar garrafas plásticas de água em seu evento global "Dell Technologies World", o que por si só já representaria uma economia de 65 mil garrafas plásticas!
  • A Dell também tem um programa para que seus colaboradores participem de ações em organizações comunitárias que apoiam a limpeza, plantio de árvores, campanhas de reciclagem, entre outros. Esse programa conta com 9 mil membros em todo o mundo.



Para saber mais: Página Dell Recycling

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.